sexta-feira, 25 de julho de 2008

Ministério da Educação do Peru lança cartilha para os pais

O CONIC enviou para o blog um importante material que vale a pena conhecer.

Manual para os pais” oferece dicas práticas sobre como ajudar os filhos no desempenho escolar
Ciente da responsabilidade dos pais na educação de crianças e adolescentes e da necessidade de a escola envolver a família no processo ensino-aprendizagem, o Ministério de Educação da República do Peru lançou um “Manual para os pais” ajudarem os filhos a triunfarem na escola. O guia lista o que as crianças devem aprender na escola em cada fase - nas áreas de comunicação, matemática e desenvolvimento pessoal e social. Além disso, fornece dicas para melhorar a qualidade da participação de pais e mães no processo educacional.
Veja algumas sugestões do Manual para enriquecer o relacionamento família-escola em benefício dos filhos:
1- Saiba com os professores o que as crianças e adolescentes vão aprender e quais atividades vão realizar durante cada período escolar.
2- Reserve um espaço confortável para que a criança ou adolescente estude e faça suas tarefas escolares. Que tenha mesa e cadeiras próprias para este fim, que seja um espaço iluminado e ventilado, limpo e bem organizado.
3- Estabeleça uma rotina de horários que inclua o momento de levantar-se e deitar-se, alimentar-se, fazer as tarefas de casa e da escola, ver televisão, usar o computador, brincar com os amigos, e descansar.
4- Separe um momento especial do dia para compartilhar com seus filhos. Responda suas perguntas, mostre interesse ao que ele ou ela diz, faça perguntas que os estimulem a continuar conversando, demonstre desejo de saber sobre o que gostam e do que não gostam, indague sobre quem são seus melhores amigos, busque soluções para os problemas, converse animadamente sobre o que ele ou ela fez na escola naquele dia, oriente sobre o uso adequado da Internet, os programas de TV e os excessos com videogame.
5- Brinque com seus filhos. Procure, através das brincadeiras, aprofundar o que eles estão aprendendo na escola, estimule competições saudáveis do tipo: quem termina primeiro de comer, quem se lembra de mais palavras que começam com “a” ou coisas assim.
Conheça a íntegra do Manual(em espanhol) acessando o site

http://www.agenciasoma.org.br/arquivos/PaisEscolasFilhosEmEspanhol.pdf


terça-feira, 22 de julho de 2008

Franca lança Plano de Mobilização

Será no dia 22 de agosto o lançamento do Plano de Mobilização das Famílias pela Educação em Franca, São Paulo. Representantes do GT de Mobilização de Igrejas Cristãs daquela estão fazendo contato com diversos segmentos, incluindo municípios vizinhos - secretarias de educação, representantes de entidades de classe de trabalhadores, empresários e profissionais liberais, da imprensa, dos conselhos municipais de educação, dos conselhos tutelares, do ministério público, entre outros - para participarem da reunião. Pretendem, assim, ampliar a área de atuação, envolvendo maior número de atores e aumentando a capacidade disseminadora da importãncia de a sociedade internalizar a educação como valor.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Mãos que Ajudam a Reformar Escolas Públicas

No dia 8 de julho, o Movimento Todos pela Educação reuniu em sua sede, em São Paulo, representantes de Secretarias Estaduais de Educação para discutir com a direção da Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias a programação deste ano do projeto Mãos que ajudam a reformar escolas públicas.
No próximo dia 6 de setembro, 90 mil voluntários da Igreja participarão de um mutirão em 330 escolas públicas da rede estadual de educação, distribuídas em todo o país. Durante todo o dia esses voluntários farão pequenas reformas nas escolas selecionadas, tanto nos prédios quanto nos equipamentos e instalações. Um critério utilizado na seleção das escolas é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica IDEB. Por sugestão do Todos pela Educação, os avanços no IDEB servirão como referência para a continuação do apoio do Mãos que ajudam nos próximos anos.
Além do trabalho nas escolas, os voluntários do Mãos que ajudam atuarão, também, junto às comunidades do entorno das escolas, quando distribuirão para as famílias a cartilha orientando-as sobre como participar da educação das crianças e jovens.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Oficinas capacitam mobilizadores em educação

Nos dias 9 e 10 de Julho foi realizada, na Representação do MEC em São Paulo, a primeira oficina de capacitação de multiplicadores das Igrejas, com a participação de 22 membros do Grupo de Trabalho que coordena as ações de mobilização. O objetivo é dar informações e esclarecimentos básicos sobre educação, que ajudem a qualificar o discurso desses multiplicadores no trabalho com suas comunidades. Pretende-se, ainda, capacitá-los para formar outros multiplicadores, ampliando o raio de atuação de cada igreja. Parte importante da oficina é dedicada a discutir as bases para elaborar detalhadamente um programa de trabalho que sirva para orientar a implementação do Plano de Mobilização.
Estiveram presentes representantes de Rondônia, Pará, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo - capital e interior Paraná e Rio Grande do Sul. O Norte e o Nordeste passaram a ser mais contemplados com essa ampliação do Grupo de Trabalho, o que é muito importante, tendo em vista serem as regiões com IDEB mais baixos.
Durante a reunião ficou definida a realização, ainda neste semestre, de novas oficinas em Porto Velho, Belém, Fortaleza, Recife, Goiânia e Rio de Janeiro. Estima-se a participação de cerca de 100 multiplicadores, das diversas denominações, em cada um desses encontros.
Além desses encontros já definidos, as igrejas que desejarem realizar oficinas em suas próprias cidades poderão demandá-las ao MEC, que analisará a possibilidade de atendimento de cada caso.
Além da explicação sobre a organização do sistema educacional - responsabilidades de cada ente federado - foram dadas informações sobre os principais programas de apoio à educação, como Fundeb, Merenda Escolar, Transporte Escolar, Livro Didático e o Plano de Metas do PDE.
Um aspecto bastante enfatizado foi o de que a mobilização das famílias visa, sobretudo, a estabelecer uma parceria entre família e escola, reconhecendo-se os papéis e responsabilidades de cada um no processo de educação das crianças e jovens.

Lançamentos regionais do Plano de Mobilização

Estão sendo organizadas reuniões regionais para lançamento do Plano de Mobilização das Famílias pela Educação. Serão convidados a participar representantes das diversas denominações religiosas, deentidades de representação dos trabalhadores, entidades de representação empresariais, profissionais liberais e Ongs.

Os lançamentos devem contar também, com autoridades educacionais das secretarias estaduais e municipais de educação, com representantes de pais, dos conselhos estaduais, municipais e escolares, entre outros. O entendimento é de que o movimento precisa ser amplamente disseminado para o maior número possível de setores e pessoas, criando uma onda importante de mobilização social pela qualidade da educação no país.

Já estão previstos lançamentos em agosto em Porto Velho - RO e em setembro em Curitiba - PR. Rio de Janeiro - RJ, Maceió - AL e Franca - SP também estão preparando seus lançamentos para este semestre, devendo definir as datas nas próximas semanas.

Cresce o número de adesões ao Plano de Mobilização

Como resultado do trabalho de mobilização que vem sendo feito pelo GT de Mobilização de Igrejas Cristãs pela Educação, novas adesões estão sendo recebidas toda semana. Com isso, ampliou-se bastante o raio de ação do projeto, com novos multiplicadores no Ceará, em Pernambuco, em Alagoas e na Bahia.

O próximo passo definido pelo GT será a identificação de pessoas e entidades da área de relacionamento das igrejas, como empresários e profissionais de outros setores da sociedade. Acertou-se, também, buscar o envolvimento das secretarias estaduais e municipais de educação no processo, contanto as autoridades educacionais nas áreas onde estão atuando.


quinta-feira, 3 de julho de 2008

Pais e mães: acompanhem a vida escolar de seus filhos


As últimas postagens do Blog da Mobilização trataram de dois temas amplos:
1) As Diretrizes do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação; e
2) Importância da participação dos pais na educação dos filhos e alguns empecilhos para essa participação.

Nessa linha, publicamos hoje aqui no Blog uma Cartilha direcionada para as famílias. Baseadas em algumas das diretrizes do Plano de Metas, a Cartilha dá algumas orientações sobre como pais e mães podem acompanhar em casa a vida escolar de seus filhos, mostrando que cuidados simples podem fazer uma grande diferença!

Clique aqui ou na figura para ler a Cartilha.