quinta-feira, 31 de maio de 2012

Mobilização Social pela Educação é divulgada nas escolas de Equador (RN)

Ação dos mobilizadores no bairro Dinarte Mariz
Com o intuito de conscientizar a comunidade sobre a importância do envolvimento de todos, em especial das famílias, em busca de educação de mais qualidade, todas as escolas municipais e estaduais de Equador, cidade localizada na Região do Seridó (RN), promoveram, no dia 28 de abril, o “Dia de Visibilização da Educação”.  Durante as atividades nas escolas, foram apresentados os principais programas realizados pela Secretaria Municipal de Educação e pelo Ministério da Educação, bem como as orientações da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos.

Além da cartilha da Mobilização, na Escola Municipal Presidente Costa e Silva, os mobilizadores sociais pela Educação distribuíram panfletos com algumas recomendações de como os pais podem participar mais efetivamente da vida escolar dos alunos. O trabalho de sensibilização foi realizado no bairro Dinarte Mariz, e contou com o apoio de representantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD.

Confira abaixo o panfleto que foi entregue pelos mobilizadores aos familiares de alunos:


Com informações de Ana Etelvina Neta de Araújo, mobilizadora em Equador (RN), e do blog da Escola Municipal Presidente Costa e Silva.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Comunidade se mobiliza para incentivar a leitura em escola de Parnamirim (RN)

No município potiguar de Parnamirim, a literatura de cordel é estimulada nas unidades de ensino. Além do projeto Cordel na Escola, da secretaria de Educação, algumas instituições desenvolvem experiências próprias. Um exemplo é a Escola Municipal Professora Íris de Almeida Matos. Lá é feito um trabalho com literatura de cordel há três anos.

Projeto que inclui a literatura de cordel ajudou a aumentar
o interesse pela leitura e produção de textos
Graduada em pedagogia, a professora Sandra Macedo Barbalho, responsável pelo trabalho, está no magistério há 11 anos, com passagem pelas escolas Professora Eulina Augusta e Neilza Gomes. Nesse período, a literatura de cordel sempre fez parte de suas aulas. “É notório o interesse por parte dos alunos”, destaca. “Consequentemente, o comportamento melhora, bem como a aprendizagem.”

De acordo com a diretora, Andréia Cristiane dos Santos Xavier, a escola sempre desenvolveu atividades voltadas para a leitura, mas os professores se queixavam da falta de estímulo por parte das famílias. “Isso me causava inquietação”, diz Andréia. Ao constatar que algumas famílias não podiam oferecer instrumentos de leitura, tanto por questões financeiras quanto por falta de interesse, a comunidade escolar entendeu sua responsabilidade na questão. Teve início, então, uma mobilização. As primeiras atividades foram um carrinho literário e rodas de leitura.

Percebido o interesse das crianças, foi criado o projeto Sopa de Letrinhas, destinado a formar leitores. “Para despertar a magia guardada nos livros, surgiram os mediadores mirins de leitura literária do projeto, alunos com perfil leitor, carismáticos e desinibidos”, explica Andréia, que é formada em pedagogia e especialista em coordenação pedagógica.

O projeto cresceu e incluiu eventos literários como a Sopa de Letrinhas Sabor Cordel, com o cordelista José Acaci, a pedido da professora Sandra. Ficou acertado, então, que este ano a escola seria uma das instituições participantes do projeto Cordel na Escola, da secretaria de Educação, que a cada ano reúne quatro escolas.

Segundo a diretora, com a realização do Sopa de Letrinhas foi possível observar diversas melhorias no comportamento dos alunos. Aumentou o interesse pela leitura, interpretação e escrita de textos, houve desenvolvimento da criatividade e do respeito em ouvir o outro. Os estudantes também ganharam postura ao se apresentar em público e se tornaram mais participativos. A escola, que tem 500 alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, passou a participar também do projeto Rede Potiguar de Escolas Leitoras, que incentiva a promoção da leitura nas instituições públicas de ensino.

Por Fátima Schenini

Fonte: Portal MEC / Foto: arquivo da professora Sandra Barbalho

Escola de Jacundá (PA) conscientiza comunidade sobre importância da interação família-escola

Reunião de pais e mães na Escola Centro Comunitário em Jacundá
O Plano de Trabalho da Escola Municipal de Ensino Fundamental Centro Comunitário, localizada no município paraense de Jacundá, traz como destaque, neste ano letivo de 2012, atividades que incentivam a interação entre familiares e educadores. Elaborado em conjunto por funcionários da escola, professores e pais de alunos que participam do Conselho Escolar, o Plano tem como objetivo melhorar a qualidade do ensino oferecido pela instituição por meio do fortalecimento do vínculo entre escola e família.

As ações de mobilização da comunidade da Escola Centro Comunitário em prol da Educação tiveram início na no dia 7 de março, em encontro promovido pela direção da unidade de ensino. A reunião contou com a presença de pais de alunos, lideranças comunitárias e profissionais da Educação.

Para introduzir a Mobilização Social pela Educação aos participantes, além de apresentar o Plano de Trabalho da instituição, a diretora Ducilene Sousa e a coordenadora Ivonete de Carvalho entregaram exemplares da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e incentivaram o debate sobre o conteúdo da publicação. Foram exibidos, também, slides sobre o tema e deu-se início à articulação de Comitê de Mobilização para atuar junto à comunidade da escola jacundaense.

Com informações de Dulcilene Sousa, mobilizadora em Jacundá (PA).

terça-feira, 29 de maio de 2012

Oficina de Formação de Mobilizadores em Barbalha (CE) reúne diversos segmentos sociais

Oficina contou com participação de diversos líderes
comunitários e religiosos
Profissionais das escolas da rede municipal de ensino, lideranças comunitárias e religiosas, representantes de organizações não governamentais (ONGs), de sindicatos e de projetos sociais, além de vereadores, empresários, e outros atores sociais, participaram, nos dias 28 e 29 de maio, da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada no município de Barbalha, no Ceará. Encerrada na manhã desta terça (29), a atividade de capacitação teve como objetivo apresentar o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) e orientar os participantes do evento a aplicá-lo junto às comunidades em que atuam.

A convite da Secretaria Municipal de Educação de Barbalha, o representante da equipe da Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação (MEC), Paulo Ronaldo dos Santos, conduziu as exposições sobre o PMSE e forneceu exemplos de como o Plano vem sendo implementado em diversas regiões do País. “O PMSE tem se expandido por várias partes do Brasil e chegou a Barbalha porque a Secretaria Municipal de Educação e a própria sociedade entendem que têm que participar da Educação para que ela melhore, para que os índices educacionais do município e da região possam melhorar”, afirmou o representante do MEC.

O representante do MEC, Paulo Ronaldo (à direita),
apresentou o PMSE aos participantes
A vice-prefeita de Barbalha, Maria Betilde Sampaio Correia, destacou a importância do envolvimento de toda a sociedade em ações em prol da melhoria da Educação. “Todos são responsáveis pela Educação. A Educação não se faz só na escola e nem o poder público é responsável sozinho pela Educação”, ponderou Maria Betilde.

Para a secretária municipal de Educação, Izabel Cristina Cruz, a Oficina de Formação de Mobilizadores foi a forma encontrada pela Secretaria para conscientizar a população sobre seu papel na busca de Educação de mais qualidade. “É importante debater, discutir a Educação através da Mobilização a partir da própria sociedade, dos pais e dos diferentes segmentos sociais, porque todos fazem parte desse processo de melhoria da qualidade da Educação”, disse a secretária.

Entre outras autoridades, o evento contou com a presença, ainda, das vereadoras Desiree de Sá Barreto e Maria Ednalda dos Santos e de representantes de outras pastas, como a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Maria Tereza Amora, e o secretário de Cultura e Turismo, Nerandy Maria Rodrigues Tavares. Participaram também secretários municipais da Educação das cidades cearenses de Juazeiro do Norte e Caririaçu.

Com informações do site da Prefeitura de Barbalha (CE).

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Conselhos escolares de Xanxerê (SC) mobilizam comunidade pela melhoria da Educação

O município de Xanxerê, localizado no Oeste Catarinense, tem apostado na criação de conselhos escolares como forma de mobilizar a comunidade em prol da Educação. No dia 14 de maio, a Escola Municipal (EM) Nery Giachini instalou o 22º Conselho Escolar da cidade, em evento que contou com presença de profissionais da Educação e da comunidade local.

Organizada pela diretora da EM Nery Giachini, Débora Nadaletti, a assembleia de implantação do Conselho foi realizada na própria escola, situada no bairro João Winckler. Durante a atividade, a gestora expôs aos presentes os objetivos do Conselho Escolar. “O Conselho é mais um órgão colegiado que vem contribuir para a gestão dentro da nossa escola”, explicou Débora. A diretora lembrou, ainda, que o Conselho Escolar tem função mobilizadora, consultiva, deliberativa e fiscalizadora sobre questões pedagógicas, administrativas e financeiras.

A coordenadora dos conselhos escolares da rede municipal de ensino de Xanxerê, Loreni Rigatti dos Santos, enfatizou a importância da participação da comunidade escolar e local em todas as atividades da escola. “Precisamos criar uma cultura de participação, temos que fazer com que o ato de participar torne-se hábito em nossas vidas”, destacou a coordenadora.

Interação família-escola-comunidade

Pais de alunos participaram do bazar
comunitário da EM São Jorge
O bazar comunitário realizado pela Escola Municipal do bairro São Jorge, no dia 17 de maio, é exemplo das ações que vem sendo desenvolvidas nas instituições de ensino de Xanxerê que têm contribuído para aproximar família escola e comunidade. A atividade, que teve como objetivo arrecadar fundos para comprar materiais para a escola, recebeu a visita de mais de 300 pessoas e contou com o apoio de pais de alunos, professores e funcionários, bem como de membros do Conselho Escolar e da Associação de Pais e Professores (APP).

Com informações de Loreni Rigatti dos Santos, mobilizadora em Xanxerê (SC).

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos é divulgada em Anápolis (GO)

As orientações da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos vêm sendo divulgadas a famílias de alunos da rede pública de ensino de Anápolis, em Goiás. No mês de abril, a publicação foi apresentada pela mobilizadora Elisabete Pereira a mães de estudantes da periferia da cidade goiana.

Cartilha da Mobilização é apresentada a mães de alunos
da periferia de Anápolis
Além de conversar com as mães de alunos, Elisabete Pereira, que é missionária capelã, tem buscado conquistar membros para o Comitê de Mobilização Social pela Educação de Anápolis, que se encontra em fase de articulação. Com a formação do grupo de mobilizadores, a missionária pretende ampliar e reforçar as ações de incentivo à participação dos pais na vida escolar dos filhos, como as reuniões que vem sendo desenvolvidas nas escolas.

Histórico da Mobilização em Anápolis

Quando iniciou essas atividades no município, em 2009, Elisabete buscou organizar sua atuação por meio das orientações contidas no site e no blog da Mobilização Social pela Educação. Desde então, também buscou o apoio de outros voluntários que representam diferentes setores da sociedade anapolina para reforçar as ações de estímulo à aproximação entres famílias de alunos e educadores das escolas públicas locais.

Em contato com a equipe do MEC, Elisabete ainda tomou conhecimento sobre os materiais de divulgação disponibilizados pelo ministério para apoiar o diálogo dos mobilizadores com as famílias dos alunos. Assim, em 2012, ela e os demais mobilizadores da cidade vêm utilizando, entre outros instrumentos, a cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e a filipeta da Mobilização Social pela Educação, em atividades que devem alcançar famílias de certa de 5 mil alunos de escolas estaduais e municipais de Anápolis.

Oficinas de Capelania Escolar

A Mobilização Social pela Educação tem sido inserida, ainda, na pauta dos temas abordados nas Oficinas de Capelania Escolar. A Capelania Escolar é um movimento missionário cristão sem bandeira denominacional que procura dar auxílio espiritual aos alunos e suas respectivas famílias para que haja melhor desempenho escolar e sejam minimizados os casos de violência, evasão e reprovações.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Escolas de Campo Grande (MS) aproximam familiares e educadores

Participantes do "Momento de Reflexão" na
EM Elizio Ramirez Vieira
Escolas da rede pública de Campo Grande (MS), em conjunto com integrantes do Comitê de Mobilização Social pela Educação da capital sul-matogrossense, vêm investindo em ações que incentivam a aproximação entre familiares e educadores. No dia 26 de abril, a Escola Municipal Elizio Ramirez Vieira recebeu atividade chamada pelos mobilizadores de “Momento de Reflexão”, com o intuito de promover a conscientização sobre a importância do envolvimento das famílias no cotidiano escolar dos alunos.

Organizado pelas mobilizadoras e técnicas da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Campo Grande, Eliane Medeiros Alcarás, Jaqueline Pereira e Maria Salete da Silva Floreste, o evento incluiu em sua programação palestra conduzida pelo representante do Projeto OAB vai à escola, Otoni César Coelho de Souza. Para subsidiar o debate, os participantes receberam exemplares da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos.

Participantes do evento receberam exemplares da cartilha
Em sua apresentação, Otoni César enfatizou o papel da família como aliada da escola em busca de uma educação de qualidade. O palestrante também destacou a importância da participação dos pais e familiares na formação de cidadãos conscientes de sua responsabilidade social.
 
Além de educadores e de familiares de alunos da EM Elizio Ramirez Vieira, participaram do evento representantes da Escola Municipal Wilson Taveira Rosalino – que sediará a próxima edição do “Momento de Reflexão” –, bem como da EM  Marina Couto Fortes.

Com informações de Maria Salete da Silva Floreste, mobilizadora social pela Educação e Chefe da Divisão de Ações Socioeducativas/SEMED de Campo Grande (MS).

Mobilizadora de MG organiza palestra para mães de atletas sobre importância de acompanhar filho na escola

Em Fortaleza de Minas (MG), o Dia das Mães foi comemorado de maneira inusitada por 25 jovens participantes de um programa social de esporte da cidade: suas mães foram convidadas a participar de uma palestra do Parceria Votorantim pela Educação – PVE sobre a importância de acompanhar os filhos na escola.

Estiveram presentes 72 pessoas, entre mães e pais, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e de conselhos tutelares e jovens participantes do Projeto Social Esporte na Comunidade, que oferece atividades esportivas e aulas de cultura geral.

“A ideia foi criar uma sinergia entre o projeto de esporte e o PVE, além de mostrar para os pais que a Votorantim tem um compromisso com a sociedade”, contou a mobilizadora responsável pela ação, Silvia Borim, da Votorantim Metais (VM).

Os pais receberam uma cartilha sobre mobilização social pela educação e um imã de geladeira interativo para ajudá-los a acompanhar a vida escolar dos filhos. No fim do evento, as mães ganharam de presente um artesanato confeccionado pelos jovens em biscuit e participaram de um lanche de comemoração.

“A família é a primeira instituição com quem os jovens têm contato. Ela determina que cidadão ele será e que perspectiva de futuro terá”, afirmou a palestrante do evento, Gelsira Augusta Ribeiro, que é professora de Pedagogia da Fundação de Ensino Superior de Passos.

Na palestra, a educadora reforçou a ideia de que a participação da família pode ser determinante no sucesso escolar dos alunos. “A família contribui muito com o processo de ensino e aprendizagem dos jovens e com a organização de uma rotina de estudos”, concluiu.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Comitê de Presidente Prudente (SP) reforça mobilização da comunidade em prol da Educação

Membros do Comitê de Mobilização local (de verde)
marcaram presença no "Agita Prudente"
Os mobilizadores sociais pela Educação que atuam na cidade paulista de Presidente Prudente vêm se empenhando para divulgar a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos à comunidade. Exemplo desse esforço pôde ser conferido durante a 3ª edição do projeto “Agita Prudente”, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc) de Presidente Prudente, de 11 a 13 de abril.

Além da Seduc, outras secretarias, como a de Saúde, Esportes, Administração, entre outras, estiveram envolvidas no evento. As escolas do município também aderiram às ações do “Agita Prudente” que, neste ano, teve como objetivo principal conscientizar a comunidade sobre a importância da prática de exercícios físicos e adotar hábitos saudáveis no cotidiano.

Evento contou com passeatas pela cidade
Aproveitando a reunião de diversos segmentos sociais, durante a atividade, os integrantes do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Presidente Prudente conversaram com os presentes sobre os benefícios da interação família-escola-comunidade para a melhoria da qualidade da educação. A programação do Agita Prudente incluiu caminhadas pela cidade, exibição de faixas com mensagens para sensibilizar a população e palestras. 


Com informações da mobilizadora Solange Ferreira, de Presidente Prudente (SP).

terça-feira, 22 de maio de 2012

Natal (RN) sedia o 1º Fórum Estadual de Mobilização Social pela Educação

Cerca de 400 pessoas participaram dos 3 dias de evento
Educadores, pais de alunos, técnicos de secretarias municipais de Educação, gestores escolares, representantes de diretorias regionais de Educação (Dired), graduandos em Pedagogia e membros de conselhos escolares estiveram reunidos, nos dias 8, 9 e 10 de maio, durante o 1º Fórum Estadual de Mobilização Social pela Educação realizado em Natal (RN). O evento, que contou com a presença de cerca de 400 pessoas, foi realizado no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, localizado no bairro de Lagoa Nova.

Autoridades locais e lideranças da Mobilização compuseram
a mesa de abertura do Fórum
Organizado pelo Comitê de Mobilização da capital potiguar em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte, o Fórum teve como objetivo promover o debate sobre a importância da interação entre familiares, educadores e comunidade para a melhoria do aproveitamento do ensino oferecido nas escolas públicas. Para tanto, especialistas em educação e autoridades foram convidados a dividir com o público seu conhecimento sobre assuntos caros à melhoria da qualidade da educação.

Conduzida pelo representante do Ministério da Educação (MEC), Paulo Ronaldo dos Santos, a primeira palestra do Fórum apresentou a Mobilização Social pela Educação, com ênfase na Interação família-escola-comunidade. Na ocasião, Paulo Ronaldo expôs as principais orientações do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) e deu sugestões de ações para aproximar famílias e educadores.

Fórum contou com apresentações culturais de alunos da
rede pública
Ainda no dia 8 de maio, o secretário estadual adjunto de Educação, Joaquim Juraci Farias Oliveira, abordou em sua palestra a questão da qualidade da educação. A gestão democrática da educação, por sua vez, foi discutida pelo professor da Rede Municipal de Ensino de Natal e consultor do Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, Éden Lemos.

Para apresentar e debater sobre os conselhos escolares, o Fórum contou com o apoio do promotor de Justiça da Educação, Raimundo Silvio Dantas Filho. Durante a palestra do professor Walter Junior, os participantes do evento conheceram um pouco mais sobre a importância dos órgãos de controle social. Em seguida, a valorização dos professores e demais educadores foi tema da exposição do representante da Diretoria de Valorização dos Profissionais da Educação no MEC, Antônio Roberto Lambertucci.

Oficinas sobre conselhos escolares e incentivo à leitura
atraíram a participação do público
Também estiveram incluídas na programação do 1º Fórum de Mobilização Social pela Educação do Rio Grande do Norte oficinas de incentivo à leitura em família e de esclarecimento sobre os conselhos escolares. As professoras Cláudia Santa Rosa e Auricélia Ribeiro ficaram responsáveis pelas últimas palestras do evento, que tiveram como tema “Alfabetização na idade certa” e “Acesso, permanência, aprendizagem e conclusão com sucesso”, respectivamente.

Com informações de Ione Campos de Freitas, liderança da Mobilização Social pela Educação em Natal (RN).

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Prazo para inscrição no Concurso Tempos de Escola é prorrogado até 3 de junho

O prazo para inscrição no Concurso Tempos de Escola – promovido pelo Instituto Votorantim em parceria com o Ministério da Educação e o Canal Futura – foi prorrogado até 3 de junho. A mudança tem o objetivo de dar mais tempo para os alunos finalizarem e inscreverem suas redações, garantindo que os textos cumpram o papel de fazer os estudantes refletirem sobre a importância da escola em sua formação.

“O Concurso estimula que os alunos produzam textos sobre o universo escolar, registrando histórias e vivências que marcam as relações, as conquistas e os desafios que o ambiente da educação na escola proporciona às pessoas”, informa o regulamento do prêmio. O tema central desta edição é “A minha escola, os meus sonhos”.

“O Concurso pretende conscientizar alunos e professores sobre a importância da escola para a formação de cidadãos participativos e engajados”, afirma Mariana Franco, coordenadora dos programas de Educação, Trabalho e Via, do Instituto Votorantim. “Acreditamos que a escrita e a leitura podem ampliar o repertório cultural dos estudantes e ajudá-los a adquirir conhecimentos importantes para seu futuro”.

Para participar


Podem participar do Concurso Tempos de Escola alunos de ensino fundamental e médio de escolas públicas dos municípios participantes do programa Parceria Votorantim pela Educação – PVE. As inscrições devem ser feitas pelo site: www.blogeducacao.org.br/temposdeescola.

Leia mais no Blog Educação.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Comitê de Icatu (MA) sensibiliza pais de alunos sobre a importância da interação família-escola


Cerca de 70% dos familiares de alunos icatuenses
participaram das reuniôes
Membros do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Icatu (MA) promoveram, de 19 a 24 de abril, uma série de encontros com familiares de alunos da rede pública. Realizadas em escolas de Icatu e de sete povoados da região, as atividades tiveram como objetivo sensibilizar as famílias a acompanharem de maneira mais efetiva a vida escolar dos estudantes.

Por meio da conscientização das famílias, o Comitê espera, entre outras metas, contribuir para que, até 2022, todas as crianças de até 8 anos do município estejam alfabetizadas. Além de unidades de ensino localizadas na sede do município, escolas dos povoados de Moinho, Camboa, Baiacui, Mutirão, Cacaueiro, Crissanto e Juncal receberam a ação dos mobilizadores.

A mobilizadora Lúcia Vidal conduziu parte das apresentações
Para estimular o debate com as famílias, os mobilizadores prepararam dinâmicas, cartazes com orientações sobre como participar mais ativamente do cotidiano de estudos dos alunos e conversaram com os pais sobre a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. No caso dos familiares que não puderam comparecer às reuniões nas escolas, os mobilizadores agendaram visitas às casas dos alunos, dando preferência a alunos com necessidades especiais e repetentes.

“As famílias visitadas sentiram-se valorizadas e manifestaram satisfação, declarando que têm consciência da importância da sua participação na escola para a melhoria da aprendizagem”, contou a liderança da Mobilização em Icatu, Lúcia de Fátima Vidal.

Com informações de Lúcia de Fátima Andrade Vidal, mobilizadora em Icatu (MA).

Governo lança programa para a construção de mais creches

A presidenta da República, Dilma Rousseff, lançou na tarde desta segunda-feira, 14, no Palácio do Planalto, em Brasília, a Agenda de Atenção Básica à Primeira Infância – Brasil Carinhoso, que pretende beneficiar 2 milhões de famílias em situação de extrema pobreza que tenham filhos até seis anos de idade. A solenidade contou com a presença da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e dos ministros da Educação, Aloizio Mercadante; da saúde, Alexandre Padilha, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello; e da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci.

A Agenda de Atenção, que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2), atuará no aumento da oferta de vagas em creches e pré-escolas, na ampliação do programa Bolsa-Família e no cuidado adicional à saúde da criança. Serão beneficiados, inicialmente, 2,7 milhões de crianças. Com ela, o governo está disposto a aumentar o número de vagas em creches. Durante a cerimônia de lançamento, foi firmado acordo com prefeituras de todo o país para a construção de mais 1.512 unidades em todo o país. Até 2014, devem ser erguidas 6 mil escolas de educação infantil para atender crianças até cinco anos de idade. Serão destinados recursos ainda para a aquisição de equipamentos e mobiliário. Caberá às prefeituras oferecer o terreno para a instalação das escolas.

O ministro Aloizio Mercadante ressaltou a importância da creche na formação educacional das crianças. “A creche é o local onde as crianças receberão os estímulos para desenvolver as habilidades não-cognitivas, a capacidade de abstração e a lógica, fundamentais para se aprender português e matemática e para a vida profissional”, disse.

Leia mais sobre o programa no Portal MEC.

Texto: Assessoria de Comunicação Social do MEC

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos é apresentada a famílias de Água Clara (MS)

Os mobilizadores sociais pela Educação de Água Clara, Mato Grosso do Sul, vêm se empenhando em divulgar a mensagem da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos a pais de alunos e à comunidade escolar. Para tanto, os voluntários locais têm buscado inserir o debate sobre o conteúdo da publicação em atividades de instituições parceiras, como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Mobilizadora divulga cartilha em reunião do CRAS
Exemplo dessa atuação pôde ser conferido no dia 18 de abril, quando a técnica da Secretaria Municipal de Educação de Água Clara, Thaís Cristina Posso, apresentou as orientações da Cartilha a familiares de estudantes presentes na reunião para entrega de cestas básicas do CRAS. Na oportunidade, Thaís conversou com os participantes do encontro sobre a importância da interação família-escola-comunidade para a melhoria do ensino público e distribuiu exemplares do material.

Thaís destacou, ainda, o esforço do Comitê que atua na cidade para conscientizar a população sobre o papel de diferentes setores sociais em busca de uma educação de mais qualidade. “O Comitê, em suas inúmeras ações a serem realizadas, luta pela importância da escola, da educação familiar, da participação dos pais e da família na educação escolar dos filhos, pelo conhecimento dos profissionais que atuam na escola, pela integração escola/família, pelo incentivo à leitura, e ainda por muitas outras iniciativas e soluções que são apontadas pelo grupo”, explicou a mobilizadora.

Com informações de Thaís Cristina Posso, mobilizadora em Água Clara (MS).

terça-feira, 15 de maio de 2012

Campinas do Sul (RS) reforça mobilização da comunidade pela melhoria do Ideb

A cidade de Campinas do Sul (RS), que vai receber
Oficina de Formação de Mobilizadores no próximo dia 21
Com o objetivo de fortalecer o trabalho de mobilização da comunidade sobre a importância da interação entre familiares e educadores para a melhoria de indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o município gaúcho de Campinas do Sul sedia, no dia 21 de maio, Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação. São esperados para a atividade cerca de 250 representantes de mais de 20 municípios da região.

Entre outras orientações, durante a Oficina de Formação, os participantes receberão sugestões de como aproximar familiares e educadores e, assim, contribuir para que o Ideb apresentado pelas escolas da cidade continue a avançar. Em 2009, o município alcançou Ideb 5,3, conquistando evolução significativa em relação a anos anteriores – em 2007, o Ideb registrado foi de 4,6 e, em 2005, a nota ficou em 2,4.

Continuidade das ações

Familiares receberam exemplares da cartilha Acompanhem
a vida escolar dos seus filhos
A partir da Oficina, os mobilizadores de Campinas do Sul vão fortalecer a conscientização de famílias e profissionais da educação iniciada no começo do ano letivo de 2012. No dia 2 de março, professores, pais de alunos, lideranças comunitárias, representantes do Círculo de Pais e Mestres (CPM) e do Conselho Escolar, além da secretária municipal de Educação, Terezinha Maria Poletti, estiveram reunidos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Altayr Caldartt para discutir a importância de integrar famíliares, educadores e comunidade para a melhoria da qualidade da Educação.

Para subsidiar o debate, os participantes do encontro receberam exemplares da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. A sensibilização dos pais acerca do conteúdo da publicação foi destaque durante a reunião. “Os pais são os primeiros educadores, sendo responsáveis em formar seus filhos na aquisição de virtudes e valores”, enfatizou Terezinha Poletti.

Com informações de Terezinha Maria Poletti, secretária municipal de Educação de Campinas do Sul e mobilizadora social pela Educação.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Mobilizadores Sociais pela Educação de Tabira (PE) fortalecem parceria com lideranças religiosas


Lideranças religiosas e conselheiros tutelares participaram
do evento
Com o intuito de conscientizar a comunidade sobre os benefícios da interação família- escola para a melhoria da qualidade da Educação, as pastorais da Criança e da Família de Tabira (PE) promoveram, em parceria com mobilizadores locais, palestra direcionada a familiares de alunos e educadores. O evento, realizado na Escola Estadual Arnaldo Alves no dia 12 de abril, recebeu também apoio do Conselho Tutelar que atua no município pernambucano.

Conduzida pelo bispo Dom Egídio Bisol, a palestra enfatizou a importância da participação da família na trajetória educacional, que muitos ainda consideram ser função apenas de professores e da escola. “Os pais não podem abrir mão da tarefa de educar os filhos”, ressaltou o bispo.

Mobilizadores divulgam atividade de Mobilização em rádio local
Para divulgar o evento, os mobilizadores Aílson Alves de Sousa e Altair Correia falaram sobre a palestra na Rádio Cultura FM, onde foram entrevistados pelo comunicador Júnior Alves e destacaram a parceria com as pastorais. “É importante que a igreja católica se pronuncie sobre o papel dos pais em acompanharem a vida escolar dos seus filhos”, afirmou Aílson Alves.

Com informações de Aílson Alves de Sousa, mobilizador em Tabira (PE).

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Mobilização pela Educação é tema de curso da Ordem dos Capelães Evangélicos do Brasil


Participantes do Curso de Capelania
 exibem a cartilha durante o evento

A Mobilização Social pela Educação foi destaque durante  o curso de Capelania da Ordem dos Capelães Evangélicos do Brasil (OCEB), promovido dia 28 de abril, em Goiânia (GO).  O evento foi realizado no Templo da Assembleia de Deus na capital goiana e contou com a participação de cerca de 60 líderes da comunidade, entre pastores, professores, educadores e músicos.

Na ocasião, os participantes puderam conhecer o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) e receberam orientações sobre como levar a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos aos membros de sua comunidade de fé. Além disso, receberam exemplares da cartilha para que pudessem conhecê-la.



O curso foi mais uma ação desenvolvida pela Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil (CGADB), que é parceira do Plano de mobilização e vem se destacando por levar a mensagem sobre a importância da interação família-escola-comunidade a suas lideranças e a seus fiéis.

Com informações do Pastor Douglas Roberto de Almeida Baptista, mobilizador social pela Educação junto à CGADB.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Comitê de mobilização do RJ reúne-se para avaliar ações realizadas


Integrantes do Comitê de Mobilização Social pela Educação do Rio de Janeiro estiveram reunidos com a representante do Ministério da Educação (MEC), Loide Medeiros, no dia 19 de abril, para avaliar as ações que o grupo vem desenvolvendo no estado. Na oportunidade, Loide pôde, em conjunto com o grupo, avaliar as ações desenvolvidas, o relacionamento do grupo e a atuação nos municípios vizinhos.

Além de participar da avaliação, a representante do MEC apresentou ao grupo como o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) está se organizando internamente para continuar avançando por todo o país.

Durante o encontro os participantes relataram as ações que estão sendo desenvolvidas em cada município alcançado e reforçaram a importância de contar com o apoio da equipe do PMSE/MEC para expandir a atuação no estado.


Com informações de Loide Medeiros, da equipe de Mobilização Social pela Educação no MEC.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Instituições religiosas incentivam interação família-escola em Planaltino (BA)


Evento contou com grande participação da comunid
O município de Planaltino-BA, localizado a cerca de 330 km de Salvador, viveu uma noite de 1º de maio inesquecível com a realização do II Festival de Louvor. O evento faz parte do Programa “Mobilização Social pela Educação” desenvolvido no município e tem como objetivo principal incentivar a participação dos pais na vida escolar dos seus filhos.

O evento reuniu representantes de várias instituições religiosas em torno do tema “Família”. Participaram da organização lideranças e demais membros das Igrejas Batista, Assembléia de Deus, Família de Jesus, Batista Filadélfia e Católica. A programação contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Planaltino, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Lazer.

Além das Igrejas que organizaram o evento, membros das igrejas Cristã do Brasil e Deus é Amor estiveram presentes no Festival.

Leia mais sobre a ação e veja mais fotos no blog Educa Planaltino, mantido pela Secretaria Municipal de Educação da cidade baiana.

Fonte: blog Educa Planaltino

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Mobilização Social pela Educação é apresentada à Força Voluntária de Itaipu

Do Jornal de Itaipu Eletrônico - JIE

O representante do programa Mobilização Social pela Educação, do Ministério da Educação (MEC), Otto Cavalcante Medina, esteve nessa quarta-feira (2) no Centro Executivo de Itaipu para apresentar o Plano de Mobilização Social pela Educação aos integrantes do núcleo do Força Voluntária.

Lançado em 2008, o plano orienta e incentiva lideranças sociais para a promoção de iniciativas, com públicos variados, que valorizem a educação. As ações são sempre conduzidas por voluntários e preveem aproximar comunidade e escola. Hoje, a Mobilização Social possui 63 comitês em todo o Brasil, sendo três deles no Estado do Paraná (Araucária, Pinhais e Almirante Tamandaré). Um dos carros-chefes do programa é a conscientização de pais e responsáveis sobre o rendimento escolar de suas crianças.

Reunião de apresentação do PMSE em Itaipu
"Temos como diretriz atuar em consonância com políticas públicas do governo federal e vimos oportunidade de contribuir com ampliação deste plano ao trazê-lo para a nossa região. E com isso, nossos voluntários poderão contribuir para melhorar a educação na área, por meio da gincana", analisou a chefe da Assessoria de Responsabilidade Social, Heloisa Covolan.

“O Plano tem tudo a ver com a nossa gincana, que tem como papel levar conhecimento e envolver os alunos, suas famílias e também a comunidade do entorno, além de ter relação com outras ações de Itaipu”, disse a coordenadora do Programa Força Voluntária, Lilian Paparella.

A semelhança das propostas, e a possibilidade de adotar algumas estratégias do Plano na Gincana Nossa Força é Voluntária, motivou o convite de Lilian para que Otto Medina viesse à Itaipu.

“Nesta conversa inicial, estamos vendo como Itaipu pode participar do plano”, afirmou Otto Medina, que seguiu na quinta-feira (3) para uma viagem à Bacia do Paraná 3, onde conhecerá, em campo, alguns projetos de educação ambiental da binacional. “É o primeiro passo para uma possível parceria”, concluiu Medina.


Fonte: JIE

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Ajude a escolher o tema da Semana de Educação de Pindamonhangaba (SP)!


Caetité (BA) promove Semana de Mobilização Social pela Educação

Com o intuito de aproximar familiares, educadores e comunidade, mobilizadores sociais pela Educação, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação de Caetité, na Bahia, promovem, a partir desta quarta-feira (2) até dia 5 de maio, a 1ª Semana de Mobilização Social pela Família na Escola. Todas as escolas públicas de Caetité vão participar das atividades da semana, que devem envolver cerca de 9 mil alunos, bem como seus pais e responsáveis.

Entre as atividades, a programação da Semana de Mobilização conta com oficinas, palestras, jogos e apresentações culturais. A cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos receberá destaque durante toda a semana. Além de distribuir exemplares da publicação, os mobilizadores vão incentivar o debate sobre sua mensagem e conversar com os pais sobre as orientações contidas no material.

Com informações de Katarine Oliveira, mobilizadora em Caetité (BA).