sexta-feira, 31 de maio de 2013

Interação família-escola-comunidade é reforçada em Presidente Prudente (SP)

Interação família-escola é tema de atividades do
Curso de Formação para educadores de creches
A importância do envolvimento de pais e responsáveis no cotidiano escolar foi tema de atividades conduzidas por mobilizadores sociais pela Educação de Presidente Prudente (SP), durante a programação do Curso de Formação Continuada direcionado a professores e educadores de creches filantrópicas conveniadas à Prefeitura Municipal. Promovido nos dias 25 e 26 de abril pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc), o curso contou com a presença de 65 profissionais.

Participantes do Curso de Formação Continuada
promovido pela Seduc
Para estimular o debate sobre como a interação família-escola contribui para a melhoria da qualidade da Educação, participaram do Curso os assistentes sociais do Setor de Ações Complementares à Educação da Seduc, Solange de Fátima Plasa, Regina Ferreira Pinhal, Rita de Cássia Gonçalves, Solange Ferreira de Jesus, Maria Suely Gonçalves de Oliveira e Pablo Danilo Câmara de Araújo. Na ocasião, os mobilizadores distribuíram panfletos com orientações baseadas na cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos.


Blog divulga atividades de escola municipal a pais de alunos e comunidade

Com objetivo de divulgar atividades realizadas pelos alunos à comunidade, a Escola Municipal João Ceribelli Pacca criou o blog http://www.projetomeioambientepacca.blogspot.com.br/. O espaço vem contribuindo para melhorar a interação entre familiares e educadores da unidade de ensino, além de incentivar a escrita e a leitura entre os estudantes.

De acordo com a professora Maria Lúcia de Oliveira Gonçalves, a publicação das atividades no blog já trouxeram melhorias ao desempenho escolar dos alunos. “Trabalho com eles também com livros de literatura. Eles leem as obras e depois publicam na internet uma dica de leitura. Essa dinâmica fez com que eles melhorassem significativamente a leitura e escrita”, diz.

A criação do blog pela EM João Ceribelli Pacca foi divulgada pelo jornal prudentino O Imparcial. Acesse aqui matéria publicada no site do jornal.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Mais Educação recebe adesão de escolas só até sexta-feira, 31

As escolas públicas pré-selecionadas têm prazo somente até sexta-feira, 31, para aderir ao programa Mais Educação. O cadastramento deve ser feito pela internet. A meta do governo federal é atingir 45 mil escolas este ano e 60 mil em 2014.

A adesão implica a escolha de até cinco de 70 atividades previstas nos dez macrocampos do programa: acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza; educação econômica.

A partir deste ano, segundo a diretora de currículos e educação integral do Ministério da Educação, Jaqueline Moll, haverá atividades de acompanhamento pedagógico especializadas, como orientação de estudos e leitura. “Nosso objetivo é que, diariamente, a criança tenha, preferencialmente, uma hora e meia de atividade intelectual significativa, com ampliação do tempo em que ela está debruçada sobre os conhecimentos ensinados em sala de aula, pensando em leitura, escrita e cálculo”, salientou.

Ao concluir o processo de adesão on-line, no Sistema Integrado de Monitoramento e Controle (Simec) do Ministério da Educação, a escola encaminha as informações à secretaria de Educação do município ou da unidade federativa. A secretaria pode fazer correções e adequações, a serem validadas pela escola.

Leia mais no Portal MEC.

Texto: Paula Filizola

terça-feira, 28 de maio de 2013

Estudantes universitários aderem à Mobilização Social pela Educação em Manaus (AM)

Participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores
em Manaus
Estudantes dos cursos de Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e Contabilidade da Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM) participaram, no dia 15 de maio, da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada em Manaus. Promovida pela ESBAM em parceria com o Ministério da Educação, a atividade teve como objetivo reforçar as ações do Comitê local e ampliar as ações de incentivo à interação família-escola na capital amazonense.

A atividade de formação fez parte da programação da XIII Semana Pedagógica da ESBAM, que teve como tema “Integração Família, Escola e Comunidade”. Entre os tópicos abordados, as exposições da Oficina, conduzidas pelo mobilizador social pela Educação, Sérgio Benedito Maia, orientaram os participantes a planejarem ações que sensibilizem a comunidade sobre a importância do envolvimento das famílias no cotidiano escolar, com base nas estratégias e metas do Plano de Mobilização Social pela Educação e por meio do mapeamento de territórios de atuação. Foram apresentados, ainda, os fundamentos da interação família-escola e os dados da Educação no Brasil e no Amazonas.
 
Integrantes do Comitê de Mobilização de Manaus
Como resultado da Oficina, além do apoio dos estudantes, os mobilizadores manauaras esperam conquistar parcerias para que as ações de mobilização da comunidade em prol da melhoria da Educação realizadas na capital se estendam a todo o estado. “O Comitê local articula com educadores e lideranças sociais as estratégias para que a mobilização Social em Manaus tenha projeção para todo o Amazonas”, relata o palestrante Sérgio Maia.
 
Sérgio destacou também a parceria com os graduandos da ESBAM nesse processo de expansão das atividades do Comitê. “Não podemos perder as oportunidades de sensibilizar os estudantes universitários para o envolvimento com a Mobilização Social. Eles são garantia de continuidade e vitalidade”, afirmou.
 
Histórico da Mobilização em Manaus
 
O Plano de Mobilização Social pela Educação vem sendo implementado em Manaus desde 2008. Em 2011, as ações ganharam força com a participação de representantes da Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM) no 1º Encontro Internacional de Mobilização Social pela Educação, realizado em Fortaleza. A partir de então, com o apoio do Fórum de Educação do Amazonas (FEAM), os mobilizadores têm envolvido diversas entidades educacionais e da sociedade civil nas atividades de conscientização sobre a importância do acompanhamento, por parte dos pais, da vida escolar de crianças e adolescentes.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Diversos segmentos sociais participam de Oficina de Formação de Mobilizadores em Caucaia (CE)

Com o intuito de capacitar voluntários para a promoção de ações que estimulem a interação família-escola, o município cearense de Caucaia recebe, nos dias 27 e 28 de maio, Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação. A atividade é resultado de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Caucaia e o Ministério da Educação.

Entre os participantes, são esperados para o evento representantes de diversos segmentos sociais e órgãos públicos, como secretarias municipais, associações de bairro, Ministério Público, Conselho Tutelar, Câmara Legislativa, entre outros. Participam da formação, ainda, professores, gestores de escolas públicas e pais de alunos.

As exposições da Oficina serão conduzidas pela coordenadora do Plano de Mobilização Social pela Educação no MEC, Ivanete Oliveira dos Santos. Além de apresentar as orientações do PMSE e exemplos da sua implementação em diversas localidades, Ivanete também irá expor dados da Educação no Brasil e os fundamentos da interação família-escola-comunidade. Com base nas informações recebidas, os participantes vão elaborar Plano de Ação a ser implementado no município.

Serviço

Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Caucaia (CE)
Data: 27 e 28 de maio de 2013
Local: Rua Juaci Pontes nº 2000 – Secretaria de Educação de Caucaia
Horário: 8h às 18h

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Escola de Nova Glória (GO) divulga mensagem da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos

Reunião com familiares na EM Primavera,
em Nova Glória (GO)
A Escola Municipal Primavera, em Nova Glória (GO), promoveu, no dia 3 de abril, reunião com pais e familiares de alunos da instituição para conversar sobre a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. Organizada pela diretora da escola e mobilizadora social pela Educação, Regina Célia de Morais e Silva, a atividade contou com a presença da secretária municipal de Educação de Nova Glória, Roseli Marques Leopoldino de Souza.

Durante a ação, além de incentivar o debate sobre o conteúdo da Cartilha, a secretária de educação falou sobre a Provinha Brasil, distribuída às redes de ensino em todo o País durante o mês de abril e maio de 2013. Juntamente com a Cartilha, os familiares receberam exemplares do Caderno Educacional, material elaborado pela Secretaria para auxiliar na preparação para a Provinha.

Os participantes receberam, ainda, informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), do qual todos os professores alfabetizadores da escola estão participando, bem como sobre os esforços da escola para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A diretora Regina Célia enfatizou a importância do acompanhamento, por parte dos pais, das tarefas nas escolas e em casa. A gestora também colocou à disposição a biblioteca da unidade de ensino. “A biblioteca da escola está à disposição dos alunos e da comunidade, para que o hábito da leitura seja incentivado”, afirmou.

Com informações de Regina Célia de Morais e Silva, mobilizadora social pela Educação em Nova Glória (GO).

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Projeto de incentivo à leitura aproxima famílias e educadores em Barbalha (CE)

Pais de alunos e comunidade da EE Raul Coelho de
Alencar participaram das atividades do projeto
O projeto “Disseminadores da Leitura”, desenvolvido pela Escola Estadual Raul Coelho de Alencar, em Barbalha (CE), além de despertar os alunos sobre a importância da leitura, tem contribuído para incentivar a interação entre familiares e educadores. Realizado desde o início do ano letivo, o projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Barbalha e tem sido bem recebido pela comunidade local.

Lançamento do projeto, em fevereiro,
contou com palestras direcionadas aos familiares
sobre a importância do incentivo à leitura
Reuniões para sensibilização da comunidade sobre a importância do domínio da leitura e da escrita, contação de histórias, apresentação de teatro de fantoches e atividades na biblioteca da escola são algumas das ações do projeto que têm aproximado os pais do ambiente escolar. “É divertido e motivador viver momentos onde a família e a escola, juntos, aprendem a conviver socialmente”, afirmou a diretora da EE Raul Coelho de Alencar, Elisângela de Silva e Sousa.

De acordo com a diretora, já podem ser percebidos os resultados da implementação do projeto. “Houve um aumento da interação família-escola, bem como do interesse dos alunos e da comunidade em ter acesso e ler obras ainda não conhecidas”, relatou.

Acesse aqui mais imagens do projeto “Disseminadores da Leitura” da EE Raul Coelho de Alencar.

Com informações de Elisângela da Silva e Sousa, mobilizadora social pela Educação em Barbalha (CE).

terça-feira, 21 de maio de 2013

Secretaria de Educação de Altônia (PR) incentiva interação família-escola-comunidade

Pais de alunos da Escola de Educação Especial Michele
Caldas Xavier receberam exemplares da Cartilha
Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Altônia (PR), escolas da cidade têm investido na realização de ações que aproximam educadores, familiares de alunos e comunidade. No dia 25 de abril, funcionários da Escola de Educação Especial Michele Caldas Xavier se reuniram com familiares de alunos para conversar sobre a mensagem da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos.

A atividade foi organizada pela coordenadora da Mobilização Social pela Educação na Secretaria, Maria Lourdes da Silva, que apresentou a Cartilha aos pais e distribuiu também botons com os dizeres “Para a educação melhorar, todos devem participar”. “O objetivo dessa mobilização foi o de reforçar a necessidade da aproximação entre pais e educadores, inserindo-os na vida escolar dos seus filhos, sendo fonte de apoio em casa, valorizando a educação perante a família”, destacou a mobilizadora. 

Além de conhecerem a mensagem da Cartilha, participantes
receberam orientações sobre o Bolsa Família
Entre os participantes, estiveram presentes no encontro pais de alunos beneficiários do Programa Bolsa Família. Para esclarecer as condicionalidades que precisam ser cumpridas ao aderir ao programa, a chefe de Divisão de Assistência Social e gestora municipal do Bolsa Família, Maria Vanuzia Alves da Costa, conduziu palestra sobre o tema e informou que mais orientações podem ser obtidas junto ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

A diretora da escola, Maria Inês Costenaro Faccin, apresentou aos familiares o atendimento pedagógico e clínico oferecido pela unidade de ensino aos alunos especiais. Além da gestora, participaram da atividade a vice-diretora, Maria Célia Ferreira Meireles; a psicóloga da escola, Patrícia Andrea Jonasson de Almeida; e o assistente social, Diego Jardim Pergo.

Escola Municipal Professor Rubens Tessaro

Palestra sobre a importância da interação família-escola
na EM Prof. Rubens Tessaro
Ação semelhante foi promovida na EM Professor Rubens Tessaro, no dia 5 de abril. Assim como na Escola Michele Caldas, a unidade de ensino reuniu pais e educadores para tratar da importância da interação família-escola para a melhoria da qualidade da Educação e ofereceu espaço para esclarecimentos sobre as condicionalidades do Bolsa-Família.

A coordenadora da Mobilização em Altônia, Maria Lourdes, ressaltou os bons resultados alcançados com as atividades nas escolas. “Estou feliz com esse trabalho de Mobilização pela Educação que vem se realizando em nosso município. O resultado foi satisfatório, houve participação das famílias e já temos novas ações a serem desenvolvidas nesse setor”, afirmou.

Divulgação da Cartilha durante ação de combate à dengue

Mensagem da Cartilha foi divulgada durante ação de
combate à dengue
A representante da Secretaria Municipal de Educação, Maria de Lourdes da Silva, em conjunto com a direção da Escola Municipal Antoine Elias Estephan, aproveitaram as ações de conscientização de prevenção à dengue realizadas no bairro Cidade Nova, no dia 16 de abril, para divulgar a cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos aos familiares de alunos e à comunidade. A ação recebeu, ainda, o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e do Plano Nacional de Combate à Dengue (PNCD).

Com informações de Maria de Lourdes Freitas da Silva, mobilizadora social pela Educação em Altônia (PR).

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Abertas até dia 31 as inscrições em curso para conselho escolar

O processo de adesão ao Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Ministério da Educação e as pré-inscrições para o curso de extensão a distância de formação continuada em conselhos escolares estão abertos até o dia 31 próximo. Dirigentes estaduais e municipais de Educação devem fazer a adesão e o cadastramento pela internet.

As pré-inscrições serão analisadas e, uma vez credenciadas, serão validadas no momento da oferta de curso a distância pela Universidade de Brasília (UnB). O curso terá início em 24 de junho próximo. Não haverá encontros presenciais. Serão ofertadas 800 vagas a profissionais que atuem nas secretarias municipais e estaduais de Educação do Distrito Federal e dos estados de Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais. A Universidade Federal Fluminense (UFF) oferece 160 vagas no estado do Rio de Janeiro.

MEC e InterCement realizam Oficina de Formação de Mobilizadores em Brumado (BA)

A InterCement e a Cimpor, empresas do grupo Camargo Corrêa, promovem, nos dias 20 e 21 de maio, Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação na cidade de Brumado, na Bahia. Realizada em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a atividade de capacitação tem como objetivo orientar voluntários para a promoção de ações de incentivo à interação família-escola-comunidade no município baiano.

Além de funcionários da InterCement, estarão presentes na atividade representantes do Conselho Tutelar e Escolar, das secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Social, bem como lideranças comunitárias e religiosas, gestores escolares e pais de alunos.

Durante o evento, os participantes vão conhecer as orientações do PMSE e exemplos da sua implementação em diversas localidades. Serão também apresentados dados da Educação no Brasil e em Brumado e os fundamentos da interação família-escola-comunidade. Ao final da capacitação, os participantes vão elaborar Plano de Ação com base nas informações recebidas e levando em consideração a realidade educacional e social do município. As exposições da Oficina serão conduzidas pela integrante da equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE/MEC), Luiza Catarina de Souza Carvalhal.

Serviço

Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Brumado (BA)
Data: 20 e 21 de maio de 2013
Local: Universidade Aberta do Brasil – Av. Antônio Carlos Magalhães, s/n.
Horário: 8h às 18h

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Balneário Camboriú (SC) aprova projeto de Lei que institui Semana de Mobilização Social pela Educação

Os vereadores de Balneário Camboriú (SC) aprovaram em segunda votação, no dia 23 de abril, o Projeto de Lei 0202/2011, que institui o Dia e a Semana de Mobilização Social pela Educação na cidade. De autoria do vereador Roberto Souza Junior (PMDB), o projeto aguarda a sanção do poder executivo municipal.

O Dia e a Semana Municipal de Mobilização Social pela Educação de Balneário Camboriú serão celebrados em 19 de setembro e na semana em que estiver inserida a data.  Além de incentivar a participação da comunidade em defesa da qualidade da educação, estão entre os objetivos do Projeto de Lei promover a valorização do profissional da educação, a inclusão de pessoas com deficiências e o combate à violência escolar. 

Divulgar a Mobilização Social pela Educação em meios de comunicação públicos e privados e realizar ciclo de palestras sobre interação família-escola são algumas das sugestões de atividades apresentadas no Projeto de Lei para as comemorações do Dia e da Semana de Mobilização. O texto do PL propõe, ainda, que a Secretaria Municipal de Educação torne obrigatória, ao longo de todo o ano letivo, a realização de atividades que estimulem o envolvimento da comunidade escolar no âmbito da rede municipal de ensino da cidade catarinense. 

Leia mais sobre o Projeto de Lei que institui o Dia e a Semana de Mobilização Social pela Educação em Balneário Camboriú no site da Câmara de Vereadores.

Acesse aqui o texto do Projeto de Lei 0202/2011.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Juizado da Infância e Juventude incentiva interação família-escola em Bento Gonçalves (RS)

Palestra do projeto do Juizado na Escola Estadual
Cecília Meireles, em Bento Gonçalves
O Juizado da Infância e Juventude de Bento Gonçalves (RS), em parceria com a Associação Educare, vem desenvolvendo, nas escolas públicas estaduais da cidade, o projeto “Família e Educação – Valores para a vida”. Realizado durante todo o primeiro semestre deste ano, o projeto foi criado pelo Juiz de Direito Titular da 2ª Vara Criminal e do Juizado da Infância e Juventude de Bento Gonçalves, Rudolf Carlos Reitz.

Entre as atividades, o projeto realiza palestras direcionadas aos pais e alunos que têm como objetivo conscientizar sobre a importância da família na formação dos alunos e no cotidiano escolar, além de incentivar os jovens a pensarem criticamente. De acordo com Rudolf Reitz, as ações têm sido bem-sucedidas. “Os resultados estão sendo positivos, pois além do conteúdo que é repassado para os pais e alunos, busca-se um envolvimento da escola e comunidade escolar em ações de caráter social, que de alguma forma melhorem o contexto escolar”, pontuou o juiz.

As palestras são conduzidas por professor contratado pelo
projeto e se direcionam a familiares e alunos
O magistrado destaca, ainda, o apoio do Judiciário às ações de Mobilização Social pela Educação em Bento Gonçalves. “O projeto ‘Família e Educação’ marca o envolvimento do Poder Judiciário nas questões relativas à educação e às escolas públicas”, afirmou.

Além das palestras, que são conduzidas por professor contratado pelo Projeto, o próprio juiz também tem visitado as unidades de ensino para conversar com a comunidade escolar, apresentar a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e estimular a aproximação entre familiares e educadores.

Leia mais sobre a adesão do Juiz da Infância e Juventude de Bento Gonçalves à Mobilização Social pela Educação.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos é divulgada em Anápolis (GO)

Fiéis da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Missões
receberam exemplares da Cartilha
Mobilizadores sociais pela Educação do município goiano de Anápolis têm se empenhado para divulgar a mensagem da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos às famílias da cidade. No dia 28 de abril, a apresentação do conteúdo da publicação foi realizada nas dependências da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Missões, localizada no bairro Vila Jaiara.

As orientações da Cartilha foram apresentadas aos fiéis da Igreja pelo mobilizador e capelão escolar Antônio Pereira Carvalho, com o apoio do pastor Josias Ferreira da Silva. Após a exposição, os participantes debateram sobre o tema e esclareceram dúvidas sobre como participar mais efetivamente do cotidiano de estudos dos filhos. Para subsidiar a discussão, foram distribuídos exemplares do material.

Parceria com os CONSEGs

Durante a solenidade de posse dos membros dos Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEG) em Anápolis, promovida no dia 17 de abril, o mobilizador Antônio Carvalho propôs ao gerente estadual dos CONSEGs, Johnathan Tarley, a parceria entre os conselhos e os mobilizadores sociais pela Educação.

Para falar sobre a importância de desenvolver ações de Mobilização Social pela Educação em conjunto com os CONSEGs, que trabalham diretamente com a comunidade dos bairros de Anápolis, Antônio Carvalho apresentou ao gerente o principal instrumento de trabalho dos mobilizadores, a Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. Foram destacadas, também, as ações que já vêm sendo realizadas com sucesso no âmbito da capelania escolar em Anápolis, sob a liderança da mobilizadora Elisabete Pereira, e a necessidade de ampliar a atuação dos mobilizadores com a criação do Comitê local.

Com informações de Antônio Pereira Carvalho, mobilizador social pela Educação em Anápolis (GO).

terça-feira, 14 de maio de 2013

Coronel Pilar (RS) e municípios vizinhos fortalecem interação família-escola-comunidade

Participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores
em Coronel Pilar (RS)
Secretários municipais de educação dos municípios gaúchos de Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha e Garibaldi participaram, no dia 12 de abril, de Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação sediada em Coronel Pilar. Realizada com o intuito de fortalecer as ações de incentivo à interação família-escola-comunidade na região, além dos secretários, a atividade de capacitação contou com a presença de representantes de diversos segmentos sociais.

As exposições da Oficina foram conduzidas pelo
representante do PMSE/MEC, Paulo Ronaldo dos Santos
De acordo com o representante do Plano de Mobilização Social pela Educação do Ministério da Educação (PMSE/MEC), Paulo Ronaldo dos Santos, que conduziu as exposições da Oficina, o envolvimento de diferentes setores da sociedade local foi um dos destaques do evento. “A semente da mobilização plantada no sistema municipal de educação de Coronel Pilar veio reafirmar a importância de fortalecer os laços da escola com a família, a partir da ampla participação social, com prefeitos, juízes, promotores de justiça, vereadores, secretários municipais, diretores, professores, conselheiros da educação, conselheiros tutelares, lideranças de igrejas, líderes comunitários, empresários e todos que se interessam pela qualidade da educação”, afirmou.

Para estimular o debate entre os participantes sobre como incentivar de forma efetiva a interação entre familiares educadores, o representante do MEC propôs os seguintes questionamentos: que ações desenvolvemos? Quem são nossos parceiros? Quais as estratégias de comunicação e o conteúdo de sensibilização? Que resultados alcançamos?

Divididos em grupos, participantes elaboraram planos de ação
Após a discussão sobre as questões, os participantes elaboraram planos de ação a serem implementados junto à comunidade escolar. Para a construção dos planos, os mobilizadores levaram em consideração as orientações recebidas durante a Oficina, como as sugestões de ação no âmbito do Plano de Mobilização Social pela Educação, os fundamentos da interação família-escola e dados da Educação no Brasil e na região de Coronel Pilar, entre outros.   

Clique na imagem para visualizar a matéria sobre a
formação publicada no jornal O Garibaldense
Segundo a professora e integrante da ONG Trilhas do Saber, Solange Lazzari – que articulou a realização da Oficina junto ao MEC – o objetivo da SEMED de Coronel Pilar é alcançar a excelência em Educação. “Além de apresentar um dos melhores índices de qualidade de vida no Brasil, nosso município também quer ser referência em qualidade de Educação”, relatou a mobilizadora. Essa ideia é compartilhada pelo secretário municipal de Educação, Ivan Agatti. “Acredito que Coronel Pilar pode se tornar um município forte e promissor no âmbito educacional”, disse o secretário.

A Oficina de Formação de Mobilizadores também recebeu apoio e cobertura da imprensa local, como o jornal O Garibaldense (ver foto) e a Rádio Garibaldi, da RedeSul de Rádio.  

Acesse aqui a matéria publicada no site da RedeSul de Rádio, que disponibiliza também diversas imagens do evento.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Paraíba, Amazonas e Bahia recebem Oficinas de Formação de Mobilizadores nesta semana

Durante esta semana, os municípios de Sousa (PB), Manaus (AM) e Dias d’Ávila (BA) vão receber Oficinas de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação. Os eventos de formação têm como objetivo orientar voluntários para a promoção de ações que aproximem famílias, educadores e comunidade, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade da Educação nessas localidades.

Sousa (PB)


Clique na imagem para visualizar a programação
da Oficina de Formação de Mobilizadores em Sousa (PB)
Na terça-feira, dia 14 de maio, o município de Sousa, localizado no Alto Sertão paraibano, irá receber Oficina de Formação de Mobilizadores como parte da programação da Ação Global – evento promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI) em parceria com a Rede Globo. As exposições da atividade de formação serão conduzidas pela coordenadora do Plano de Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação (PMSE/MEC), Ivanete Oliveira dos Santos.

De acordo com a integrante do Comitê de Mobilização do SESI da Paraíba e coordenadora de Educação Básica Presencial do SESI-PB, Katia Shirley Trigueiro, a Oficina vai reforçar a atuação de voluntários do PMSE em Sousa e região. “O objetivo dessa capacitação é formar lideranças que aderiram às ações do Plano de Mobilização Social pela Educação e que se integrarão ao Comitê do Sertão Paraibano, dando suporte ao MEC em busca de garantir educação de qualidade para crianças e jovens da região”, afirmou.

Gestores escolares, professores, líderes comunitários, lideranças religiosas, agentes comunitários de saúde e outros interessados em atuar como mobilizadores na região de Sousa foram convidados a participarem da Oficina.

Leia mais sobre a Oficina de Sousa (PB) em matéria publicada no site do Sistema Indústria da Paraíba.

 

Manaus (AM)


Na capital amazonense, a Oficina de Formação de Mobilizadores será realizada no dia 15 de maio, como parte da Semana Pedagógica da Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM). Promovida de 14 a 16 de maio, a semana da ESBAM tem como tema “Integração Família, Escola e Comunidade”.

A Oficina tem como objetivo capacitar os acadêmicos da instituição e futuros pedagogos a atuarem como mobilizadores sociais pela Educação. Visa, também, a reforçar o projeto de extensão em Mobilização Social pela Educação que está sendo desenvolvido pela ESBAM.

Serviço

Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Manaus (AM)
Data: 15 de maio de 2013
Local: Auditório da Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM) – Rua Leonor Teles, 153c, Conjunto Abílio Nery – Bairro Adrianópolis – Manaus (AM)
Horário: 8h às 18h

 

Dias d’Ávila (BA)


A Secretaria Municipal de Educação de Dias d’Ávila (BA) irá promover, nos dias 15 e 16 de maio, Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação na cidade, com o intuito de fortalecer as relações entre familiares, educadores e comunidade no município baiano. Realizada em parceria com o MEC, a atividade de capacitação será conduzida pela representante da equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação, Luiza Catarina de Souza Carvalhal.

Serviço

Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Dias d’Ávila (BA)
Data: 15 e 16 de maio de 2013
Local: Auditório da Prefeitura Municipal – Secretaria Municipal de Educação de Educação de Dias d’Ávila – Praça dos três poderes, Luís Eduardo Magalhães, s/n, Centro – Dias d’Ávila (BA)
Horário: 8h às 18h

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Rio de Janeiro (RJ) aprova lei que institui Dia Municipal da Mobilização Social pela Educação

Mobilizadores do Rio de Janeiro comemoram a aprovação da Lei nº 5.571/2013, que institui o Dia Municipal da Mobilização Social pela Educação na capital fluminense. De autoria do vereador Reimont (PT), a Lei foi sancionada no dia 24 de abril pelo prefeito Eduardo Paes.

Com a Lei, o Dia Municipal da Mobilização Social pela Educação – a ser comemorado no dia 19 de setembro – vai integrar o calendário oficial de eventos do Rio de Janeiro. A instituição da data é resultado da articulação do Comitê de Mobilização local junto à Câmara de Vereadores.

A aprovação da lei é também consequência do empenho dos mobilizadores fluminenses. A atuação do Comitê Rio – tanto na capital e região metropolitana, quanto no interior do estado, com o auxílio de parceiros como o Grupo Articulador para o Fortalecimento dos Conselhos de Escolas (GAFCE) – tem dado visibilidade às ações de mobilização da comunidade em prol da melhoria da Educação.

A inclusão do Dia de Mobilização no calendário de eventos locais se deve, ainda, à colaboração da Câmara Municipal do Rio de Janeiro às ações do Comitê. Desde 2009, a casa tem apoiado as ações de incentivo à interação família-escola-comunidade desenvolvidas pelos mobilizadores, contribuindo, inclusive, com a impressão de exemplares da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos.

Acesse aqui a Lei Municipal nº 5.571/2013, que estabelece o Dia Municipal da Mobilização Social pela Educação no Rio de Janeiro.

Jacareí (SP) elabora plano de ação para reforçar interação família-escola-comunidade no município

Gestores de escolas municipais participaram da
Oficina de Jacareí
Tornar mais atrativas as atividades realizadas para as famílias dos alunos nas unidades de ensino e envolver as lideranças sociais no incentivo à interação família-escola-comunidade são algumas das prioridades elencadas nos Planos de Ação elaborados por educadores de Jacareí, em São Paulo. O planejamento foi realizado durante a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação promovida em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Jacareí e o Ministério da Educação (MEC), nos dias 07 e 08 de maio.

Tendo em vista o trabalho desenvolvido pela Assessoria Comunitária da SME de Jacareí no âmbito dos Conselhos Escolares, a gestão da educação local sentiu a necessidade de oferecer orientação aos mobilizadores da cidade para a continuidade e o aprimoramento das iniciativas desenvolvidas na rede municipal de ensino no sentido de ampliar a participação das famílias na vida escolar dos filhos.

Representante do PMSE/MEC, Maisa Cardoso,
conduziu as exposições da Oficina
Com exposições conduzidas pela jornalista Maisa Cardoso, a Oficina realizada em Jacareí foi preparada, então, com a finalidade de auxiliar os representantes dos segmentos que compõem os conselhos escolares e também integram o Comitê de Mobilização Social pela Educação de Jacareí no planejamento de atividades que possam resultar em maior colaboração das famílias na trajetória de estudos dos alunos da rede municipal.

A Oficina contou com a participação de pais, representantes da Pastoral da Educação, professores, diretores e demais funcionários de escolas, técnicos da SME e representantes da Fibria, empresa parceira do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Jacareí.

A Oficina contou com apresentações de alunos
das escolas de Jacareí
O evento também contou com a presença do secretário municipal de Educação de Jacareí, João Roberto Costa de Souza; do secretário adjunto de Educação, Altair de Campos Mello; do assessor comunitário da SME, Almir Gonçalves; da gerente do Programa Educa+mais da SME, Selma Vieira; e da supervisora da Educação de Jovens e Adultos da SME, Márcia Biban.

Adesivo

Durante a Oficina, a gerente de Supervisão Escolar da SME fez o lançamento do adesivo para carros produzido pela Secretaria de Educação de Jacareí e que destaca a mensagem “Pais, acompanhem a vida escolar dos seus filhos. Não basta cobrar, Temos que participar!”.

Planos de Ação

Para implementação dos Planos de Ação direcionados à Mobilização Social pela Educação para ampliar a aproximação família-escola-comunidade em Jacareí, os participantes da Oficina programaram incluir na pauta das próximas reuniões dos Conselhos Escolares, dos grupos de gestores de escolas e das atividades convocadas pela SME iniciativas como o envolvimento de lideranças sociais e religiosas e de representantes de órgão públicos de áreas correlatas à Educação ou que lidam com direitos de crianças e adolescentes nas ações dos grupos de mobilizadores organizados por regiões da cidade.

Divididos em grupos, os mobilizadores elaboraram
Planos de Ação
Esses grupos de mobilizadores, formados ao final da Oficina, também incluíram em seus Planos de Ação o desenvolvimento de atividades lúdicas e culturais, como peças teatrais com abordagens que utilizem o texto da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. Essa diversificação de atividades deverá compor a programação das reuniões de pais e mães, de modo a torná-las mais atrativas e para garantir a participação das famílias nos eventos convocados pelas escolas.

Confira aqui mais imagens da Oficina de Formação de Mobilizadores em Jacareí.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

São Gonçalo (RJ) conquista parcerias para ações de Mobilização Social pela Educação

Participantes da Oficina em São Gonçalo (RJ) receberam
exemplares da cartilha Acompanhem a vida escolar
dos seus filhos
Como resultado da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada em São Gonçalo (RJ) nos dias 8 e 9 de abril, as ações de incentivo à interação família-escola no município fluminense vão ser reforçadas com o apoio de novas parcerias. Entre os participantes, a atividade de capacitação contou com a presença de pais de alunos, educadores, representantes da Secretaria Municipal de Educação, da Primeira Igreja Batista do bairro de Alcântara e da organização não governamental Movimento das Mulheres de São Gonçalo (MMSG).

Motivadas pela participação na Oficina, as representantes da MMSG, Cristiane Castro e Elizabeth Lourenço, se comprometeram a disseminar o conteúdo da cartilha da Acompanhem a vida escolar dos seus filhos nas ações desenvolvidas pela ONG. A organização atua junto a mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e abusos sexuais.

Para sensibilizar a comunidade da Primeira Igreja Batista de Alcântara, as lideranças da instituição religiosa vão divulgar a mensagem da Cartilha aos familiares de alunos da escola bíblica dominical. O incentivo à interação família-escola vai estar presente, ainda, nas atividades de alfabetização de jovens e adultos realizadas pela Igreja.
 
Orientações sobre o PMSE e exemplos de sua implementação
foram alguns dos tópicos abordados durante a Oficina
As ações de mobilização da comunidade em prol da melhoria da Educação em São Gonçalo também recebem o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Durante a Oficina, representando a SEMED, o professor Cleber da Silva Araújo falou aos participantes da formação sobre a necessidade de envolver diversos segmentos sociais na luta por educação de qualidade. Segundo o integrante da equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE/MEC) que conduziu as exposições da Oficina, Paulo Ronaldo dos Santos, a SEMED de São Gonçalo se mostrou receptiva à implementação do PMSE nas escolas municipais.

O Comitê estadual do Rio de Janeiro é outro parceiro importante dos mobilizadores de São Gonçalo. A realização da Oficina é exemplo desse trabalho em conjunto – o evento de formação foi promovido por iniciativa dos integrantes do Comitê Rio David Arcênio e Jorge Proença, que entraram em contato com o Ministério da Educação para articular a atividade.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

São João do Cariri (PB) realiza Semana de Mobilização Social pela Educação

Prof. Fabiano de Araújo conduziu palestra sobre interação
família-escola no encerramento da Semana de Mobilização
Com o intuito de conscientizar a comunidade sobre a importância da interação-família-escola para a melhoria da qualidade da educação, a cidade paraibana de São João do Cariri realizou, de 15 a 19 de abril, Semana de Mobilização Social pela Educação. As ações da Semana foram promovidas como extensão ao Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação em São João do Cariri, comemorado no dia 15 de abril, de acordo com lei municipal aprovada em 2010.

As ações desenvolvidas durante a Semana de Mobilização tiveram como foco principal as unidades de ensino da rede pública da cidade. Além dos profissionais das escolas, as atividades receberam o apoio de educadores, conselheiros tutelares, lideranças religiosas, vereadores, entre outros mobilizadores. 

Apresentações culturais conduzidas por alunos também
fizeram parte das atividades da Semana
No dia 19 de abril, no Centro Cultural João Medeiros Ramos, pais de alunos e educadores das escolas municipais e estaduais de São João do Cariri além de autoridades locais, como o secretário municipal de Educação, Isac Costa; o vereador autor da lei que instituiu o Dia Municipal de Mobilização em São João do Cariri, Cristovam Bezerra; e o presidente da Câmara de Vereadores e mobilizador social pela Educação, Francisco Joaquim Júnior estiveram reunidos para o encerramento da Semana. O evento contou com apresentações culturais e palestra conduzida pelo professor Fabiano de Araújo, que reforçou a importância da participação ativa dos pais e da comunidade. “Educação não é responsabilidade somente da escola e da família, mas de toda sociedade”, destacou.

Leia mais e veja outras imagens da Semana de Mobilização Social pela Educação em São João do Cariri no blog mantido pelo mobilizador Francisco Joaquim Júnior.