terça-feira, 22 de abril de 2014

Escola de Divinópolis (MG) mobiliza comunidade pela melhoria da Educação

A Escola Municipal Emílio Ribas, localizada na comunidade do Choro, em Divinópolis (MG), realizou, no dia 15 de março, o Dia M da Mobilização Social pela Educação. Promovida nas escolas divinopolitanas como parte do Plano de Ação do Comitê Central de Mobilização Social pela Educação da cidade mineira, a data tem como objetivo despertar a consciência sobre o compromisso social na afirmação do direito de todos os brasileiros à educação de qualidade e o papel de cada um como protagonista dessa agenda. 

Dia M na Escola Municipal Emílio Ribas
(F
oto: Assessoria PMD/Semed)

O Dia de Mobilização está inserido no calendário de todas as unidades escolares de Divinópolis, sempre em um sábado, possibilitando a participação do maior número possível de pais, lideranças comunitárias, alunos, professores e demais educadores. Em preparação para a data, os educadores da EM Emílio Ribas realizaram aulas de sensibilização, confeccionaram cartazes, murais e cartões de recepção para os participantes, além de organizar várias atrações para receber os pais, alunos e demais convidados da comunidade e região.

Durante as celebrações do Dia de Mobilização, o membro do Comitê Almeida Divino Gonçalves, professor do Centro de Referência dos Profissionais da Educação (CRPE) da Secretaria Municipal de Educação, ministrou aos pais e comunidade presentes palestra interativa sobre as orientações da cartilha Acompanhem a vida escolar de seus filhos, conscientizando as famílias a respeito da importância de contribuírem com o desenvolvimento das crianças e ter participação ativa na escola.

A mobilizadora Eliane Elisa Gonçalves, membro do Comitê local, elogiou a iniciativa da EM Emílio Ribas e destacou o papel da Mobilização Social pela Educação na busca de Educação de qualidade. “Esse é um movimento muito importante, pois integra família, escola e comunidade em prol de um objetivo único: melhorar a qualidade da Educação. Traz as famílias para dentro da escola, oferecendo oportunidade de participar ativamente do processo educativo, conhecendo os avanços e contribuindo na solução dos desafios”, refletiu.

No dia 22 de março, foi a vez das escolas municipais Oribes Batista Leite, Professora Evelina Greco dos Santos e Raio de Sol promoverem o Dia M. O restante das escolas municipais fará o evento de Mobilização Social no decorrer do ano de 2014.

Nenhum comentário: