segunda-feira, 7 de abril de 2014

Itajaí (SC) recebe Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação

A Secretaria Municipal de Educação de Itajaí, em parceria com o Comitê de Interação entre Família, Escola e Sociedade Organizada (CIFESO), realiza, nesta terça e quarta-feira, dias 8 e 9 de abril, Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação. A atividade conta com o apoio da equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE/MEC), e tem como objetivo fortalecer as ações de incentivo à interação família-escola na cidade catarinense.

Conduzido pelo representante do PMSE/MEC, Paulo Ronaldo dos Santos, o evento de formação conta com exposições sobre as metas, estratégias e estatísticas do Plano de Mobilização, bem como exemplos bem-sucedidos de sua implementação em diversas localidades. Serão apresentados, ainda, os fundamentos da interação família-escola, os desafios e avanços da educação brasileira e orientações para reforçar a atuação do Comitê local, o CIFESO.

Além de formar voluntários para atuarem como mobilizadores sociais pela Educação, a Oficina em Itajaí tem entre suas metas capacitar os participantes para atuarem no combate à violência escolar. Jovens do Projeto Crescer – iniciativa que ajuda jovens de baixa renda de 16 a 24 anos a entrarem no mercado de trabalho – vão participar do evento e, na oportunidade, serão oferecidos cursos para o público jovem.

Encontro de mobilizadores

https://sites.google.com/site/familiaeducadora1/Movimento%20Social%20pela%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20em%20Itaja%C3%AD-2014.pdf?attredirects=0&d=1
Clique na imagem para acessar a apresentação sobre a
Mobilização Social pela Educação em Itajaí (SC),
apresentada no encontro de mobilizadores
do dia 6 de março
Em preparação para a Oficina, a supervisora de Programas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação e membro do CIFESO, Nádia Regina Machado, promoveu, com o apoio dos demais integrantes do Comitê, encontro com os voluntários da Mobilização Social pela Educação em Itajaí. Realizada no dia 6 de março, a ação teve como finalidade reunir representantes de todas as escolas da rede municipal de ensino da cidade catarinense e convidá-los a integrarem o Comitê local.

Durante o encontro, a mobilizadora expôs apresentação com o histórico da Mobilização em Itajaí. “A apresentação detalha o processo do movimento gradativamente, desde o início, e as etapas percorridas e alcançadas, como, por exemplo, ter um programa na Secretaria Municipal de Educação para promover a interação entre Família e Escola, através das diretrizes do Movimento Social pela Educação e constituir o Comitê do Movimento Social pela Educação em Itajaí, além das articulações que foram e serão realizadas”, relatou Nádia Regina.

A mobilizadora descreveu, ainda, como a Oficina de Formação de Mobilizadores foi organizada e divulgada no município. “Articulamos a cidade de quase 200 mil habitantes com seus lideres locais, um representante por unidade de ensino, toda mídia local, os secretários de educação da mesorregião do Vale do Itajaí e a coordenação do Grupo Articulador de Fortalecimento do Conselho Escolar de Santa Catarina (GAFCE/SC) para que a Mobilização tenha muita força em Itajaí e possa se propagar no estado”, afirmou.

Serviço

Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Itajaí (SC)
Data: 8 e 9 de abril de 2014
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Itajaí – Av. Ver. Abrahão João Francisco – 3855 – Ressacada
Horário: 8h às 18h

Nenhum comentário: