sexta-feira, 4 de abril de 2014

Milagres (BA) capacita mobilizadores e reforça incentivo à interação família-escola

Participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores
em Milagres (BA)
Representantes da Secretaria Municipal de Educação, professores, coordenadores e diretores de escolas municipais, lideranças religiosas, membros do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Conselho Tutelar e agentes comunitários de saúde estão entre os voluntários que participaram, nos dias 20 e 21 de fevereiro, de Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Milagres, na Bahia. Dos 44 participantes da atividade, 39 se dispuseram a compor o Comitê de Mobilização local formado ao final do evento, com o objetivo de reforçar as ações de incentivo à interação família-escola na cidade.

Conduzida pela representante da equipe do Plano de Mobilização no Ministério da Educação (PMSE/MEC), Doris Cardoso Prudente Bertolino, a Oficina contou com exposições sobre as metas, estratégias e estatísticas do PMSE, bem como sugestões de implementação do Plano. Os voluntários conheceram, ainda, os avanços e desafios da Educação no Brasil, os principais programas do poder público de apoio à Educação Básica e exemplos de boas práticas de incentivo à interação família-escola-comunidade em diversas localidades.

De acordo com a palestrante, Doris Cardoso, os participantes se mostraram receptivos às orientações do Plano de Mobilização e dispostos a fortalecer as ações para aproximar familiares e educadores. “O resultado do evento foi bastante positivo, com um público bastante participativo e interessado, comentando inclusive da importância dos conhecimentos e experiências repassados através da oficina e da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos como instrumento de conscientização”, afirmou.

Integrantes do Comitê de Mobilização de Milagres
O apoio da Secretaria Municipal de Educação de Milagres ao grupo de mobilizadores também foi destacado pela representante do PMSE/MEC. “A secretária, professora Maria Helena Regis Amaral, se mostrou muito interessada e agradeceu muito nossa contribuição, o que também aconteceu com os demais profissionais presentes. Acredito que os mobilizadores estarão colocando em prática o aprendizado que tiveram”, relatou Doris.

Entre os públicos apontados como prioritários pelo Comitê de Milagres para receber as ações de Mobilização, estão os beneficiários do Programa Bolsa Família e o público atendido pela promotoria da Infância e Juventude e pelo Conselho Tutelar. Os mobilizadores pretendem também buscar parcerias com a Igreja Católica, demais conselhos municipais, associações de bairro e comercial, além do Poder Judiciário.

Confira abaixo a composição do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Milagres (BA):


Nenhum comentário: