sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Educadores integram Comitê de Mobilização Social pela Educação em Santo André (SP)

Participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores
em Santo André (SP)
Em Santo André (SP), profissionais de escolas e creches públicas, conselheiros escolares, representantes da Secretaria Municipal de Educação, entre outros, estão entre os integrantes do Comitê de Mobilização Social pela Educação que vai atuar na cidade. Criado com o objetivo de fortalecer a interação entre familiares, educadores e comunidade, o grupo foi instalado durante a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada no município nos dias 30 e 31 de maio.

Divididos em grupos, os mobilizadores discutiram como
trabalhar a mensagem da cartilha Acompanhem a vida
escolar dos seus filhos
com a comunidade
Durante a Oficina de Formação, conduzida pela representante do Plano de Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação (PMSE/MEC), Doris Cardoso Prudente Bertolino, os membros do Comitê e outros participantes conheceram as metas e estratégias do PMSE, bem como exemplos de sua implementação em diversas localidades. Foram fornecidas também orientações para a atuação do Comitê e sugestões de atividades de incentivo à interação família-escola.

Como públicos prioritários para as ações de mobilização, foram apontados, no evento de capacitação, os beneficiários do programa Bolsa Família, a população atendida pela Promotoria da Infância e Juventude e pelo Conselho Tutelar, e os analfabetos. Ressaltou-se, ainda, a importância de trabalhar com as instituições de ensino que apresentam baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). 

Membros do Comitê de Mobilização de Santo André (SP)
Além dos educadores, a representante do PMSE/MEC, Doris Cardoso, destacou a necessidade de buscar parcerias com outros setores da sociedade. “No decorrer da oficina, orientamos a busca da parceria de outros segmentos da sociedade como os diversos grupos religiosos, juízes, promotores da infância, conselho tutelar, comércio, indústria, ONGs, Fundações, Institutos, sindicatos, lideranças comunitárias, entre outros”, informou Doris. 

Confira abaixo a composição do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Santo André (SP):

Nenhum comentário: