segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Membros do Judiciário apoiam ações de mobilização social pela Educação em Itajaí (SC)

Mobilizadores e representantes do Judiciário que organizaram
palestras sobre interação família-escola em Itajaí
A importância da participação dos pais no cotidiano escolar foi tema de palestras conduzidas pela juíza da Vara da Infância e da Juventude, Sônia Moroso Terres, e pela promotora Sandra Faitlowicz Sachs, no dia 14 de agosto, em Itajaí (SC). Realizadas no salão paroquial da igreja São Vicente de Paulo, as exposições foram organizadas por ação integrada dos mobilizadores que atuam nas escolas básicas José Medeiros Vieira, Mansueto Trés e Aníbal César. 

Entre os participantes, estiveram presentes familiares de alunos e educadores das três instituições de ensino. Durante as palestras, as representantes do Judiciário apresentaram as orientações da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, ressaltando os benefícios da interação família-escola no processo de aprendizagem.

Segundo a mobilizadora Nádia Regina Machado, o evento foi planejado durante a Oficina de Formação de Mobilizadores realizada em Itajaí em abril deste ano, e outras ações semelhantes vêm sendo desenvolvidas nas escolas do município catarinense. “Temos 112 unidades de ensino com quase 28 mil alunos da rede municipal na educação básica. Todas as unidades de ensino estão fazendo eventos e ações que incentivam a interação entre a escola e a família. Em cada evento, é estudada uma parte da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos”, informou.

Atividades com as famílias

Alguns dos brinquedos confeccionados por pais e alunos
de centros infantis de Itajaí
Outro exemplo das ações promovidas pelos mobilizadores itajaienses nas escolas pôde ser observado entre os meses de maio e junho, quando as famílias foram convidadas a participar de atividades para confecção de brinquedos com materiais recicláveis em centros de Educação Infantil. 

Planejada pelos professores, a ação foi considerada bem-sucedida. “As famílias participaram com muito interesse, confeccionaram brinquedos criativos. Foi um envolvimento relevante para a instituição e para as famílias. Ficamos satisfeitas pela participação dos pais, pois a parceria entre a família e o centro de Educação Infantil é essencial quando pensamos em alcançar uma prática de sucesso na educação”, afirmou a professora e mobilizadora Maria Vanderléia de Simas dos Santos.

Nenhum comentário: