quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Mobilização Social pela Educação avança em municípios pernambucanos

As ações de mobilização da comunidade e das famílias em prol da melhoria da qualidade da educação vêm sendo fortalecidas nas cidades de Limoeiro, Vicência e em diversas localidades da região da Zona Mata Norte de Pernambuco. O avanço é resultado de eventos de formação realizados nos municípios e do empenho de mobilizadores locais para conscientizar pais, mães e responsáveis sobre a importância de sua participação no cotidiano escolar. 

Limoeiro (PE)

Formação de mobilizadores sociais pela Educação foi uma das
atividades do I Congresso de Mobilizadores em Limoeiro
Em Limoeiro, as atividades de incentivo à interação família-escola foram reforçadas com a realização do I Congresso de Mobilizadores Sociais pela Educação, nos dias 26 e 27 de agosto. O evento foi promovido por iniciativa da coordenadora do Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (FEDCA/PE), professora Maria da Conceição Ferreira Barbosa de Melo, que também é presidente da entidade não governamental Centro Joaquim Vicente Pereira, e contou com exposições conduzidas pela representante do Plano de Mobilização Social pela Educação do Ministério da Educação (PMSE/MEC), Doris Cardoso Prudente Bertolino. 

Mesa de abertura do evento
Entre os participantes, o Congresso de Mobilizadores em Limoeiro reuniu educadores, conselheiros tutelares, gestores escolares, representantes da Gerência Regional de Ensino (GRE) do Vale do Capibaribe e estudantes do curso Normal Médio da Escola Estadual Padre Nicolau Pimentel. Além de mobilizadores limoeirenses, participaram do Congresso representantes do município pernambucano de Lagoa de Itaenga. 

O evento teve como um dos principais resultados a criação de Comitê local para conduzir as ações de mobilização. De acordo com a representante do PMSE/MEC, Doris Cardoso, o engajamento dos voluntários é fundamental para ampliar o alcance da mobilização na região. “As lideranças importantes nesse primeiro momento são aquelas que se voluntariaram a participar do comitê formado. São atores que estão conscientes de seu papel como protagonistas do movimento de mobilização social pela educação”, ponderou.

Confira abaixo a lista dos membros do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Limoeiro (PE): 

Membros do Comitê de Mobilização de Limoeiro formado
durante o Congresso de Mobilizadores
  • Celia Maria Guedes Bezerra Belarmino – professora da Escola Estadual Profª Suzel Galiza e presidente da Associação Adolfo Bezerra de Menezes – celiamariaguedes306@gmail.com
  • Edjane Ribeiro dos Santos – gestora da Gerência Regional de Educação (GRE) do Vale do Capibaribe – regional.vc@educacao.pe.gov.br
  • Elikennedy Gadelha de Arruda – professor do Centro Joaquim Vicente Ferreira (CJVC) – kennedy-oluas@hotmail.com
  • Elizabety de Assis Ferreira Silva – aluna do curso Normal Médio da Escola Estadual Padre Nicolau Pimentel – elizabety-assis2013@hotmail.com
  • Juracy Cristovão Barbosa de Melo – representante doCentro Joaquim Vicente Ferreira  (CJVC) – juracyceca@outlook.com
  • Magali Morgana de Melo – técnica da Gerência Regional de Educação (GRE) do Vale do Capibaribe – morgana.jep@gmail.com
  • Maria da Conceição Ferreira Barbosa de Mello – professora e coordenadora do Centro Joaquim Vicente Ferreira -CJVC/FDCA – ceca_ferreira@hotmail.com
  • Maria Valeria Silva de Oliveira – aluna do curso Normal Médio da Escola Estadual Padre Nicolau Pimentel – mariavaleriasilva@hotmail.com
  • Miriam Francisca da Silva Lyra – conselheira tutelar – miriamlyra2008@gmail.com


Vicência e Zona da Mata Norte – PE 

Representantes dos municípios de Vicência, São Vicente Ferrer, Camutanga, Itambé, Nazaré da Mata, Macaparana e Aliança estiveram reunidos durante a 1ª Oficina de Mobilização pela Educação da Zona da Mata Norte de Pernambuco: Roda de Conversa entre Comunidade, Escola e Família. Realizado no dia 25 de junho, em Vicência, o evento também teve como resultado a formação do Comitê de Mobilização que vem atuando na cidade.

Promovida por iniciativa da mobilizadora Maria da Conceição Costa Melo, a Oficina foi conduzida pelo representante do Plano de Mobilização Social pela Educação do Ministério da Educação (PMSE/MEC), Sérgio Benedito Maia. Durante a atividade, os participantes conheceram as metas e orientações do Plano de Mobilização, bem como exemplos de sua implementação em diversas localidades. Foram apresentados, ainda, dados sobre a Educação no Brasil e os fundamentos da interação família-escola-comunidade. 

Estiveram presentes na formação dirigentes municipais, técnicos das secretarias de Educação da Zona da Mata Norte de Pernambuco, gestores escolares, representantes dos poderes Legislativo e Judiciário, além de membros de conselhos de controle social, sindicatos e associações comunitárias, entre outros.

Confira abaixo a composição do Comitê de Mobilização de Vicência (PE): 

Um comentário:

Unknown disse...

Excelente iniciativa!!! Pernambuco está de parabéns!!!! Também temos iniciativas semelhantes desse nível aqui na Bahia. O grupo de pesquisa TIPEMSE - Tecnologias, Inovações Pedagógicas e Mobilização Social pela Educação - tem feito sua parte na mobilização família-escola em prol da melhoria da qualidade da nossa educação. Vamos unir forças e desbravar os longos caminhos que ainda temos pela frente.