quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Municípios maranhenses apostam na mobilização das famílias para melhorar a educação

Em 2014, o Maranhão foi um dos estados que mais promoveram ações de Mobilização Social pela Educação. O incentivo à interação família-escola-comunidade – por meio de visitas às famílias de estudantes, eventos nas escolas e oficinas de formação de mobilizadores, entre outras ações – foi adotado como estratégia para contribuir para a melhoria da qualidade da educação em diversos municípios maranhenses, como Governador Nunes Freire, Junco do Maranhão, Maracaçumé, Icatu, Olho d’Água das Cunhãs e Penalva. 

Nos próximos dias, o Blog da Mobilização vai divulgar ações realizadas na região. Para começar, conheça abaixo algumas das atividades desenvolvidas em Governador Nunes Freire.

Governador Nunes Freire (MA)

Oficina de Capacitação para Coordenadoras da Família
Em Governador Nunes Freire, a Mobilização Social pela Educação vem sendo fortalecida, entre outras iniciativas, com a atuação das Coordenadoras da Família. Inspirado na reforma educacional de Nova York e em experiências semelhantes desenvolvidas em Goiás e no Espírito Santo, o projeto tem como objetivo inserir no contexto escolar um representante da família para mediar a relação entre educadores e familiares.

Coordenadoras da família reunidas para organização
dos trabalhos
“O projeto nasceu da necessidade de as escolas contarem com uma pessoa que pudesse acolher as famílias, tirar dúvidas e auxiliar aquelas que, por algum motivo, não participam das reuniões de pais e mestres. É uma forma de acompanhar e assistir mais diretamente as necessidades da família, entender suas limitações e problemas. As funções assumidas pelas coordenadoras de família serão de intermediárias, moldadas à realidade da escola, sempre sob a supervisão da direção”, explicou Anna Ramalho, mobilizadora e idealizadora do projeto. 

Cartaz de divulgação do projeto
Com ações previstas até 2018, as coordenadoras de família vão trabalhar, inicialmente, nas escolas da rede municipal de ensino de Governador Nunes Freire do 6º ao 9º ano. Para orientar as coordenadoras, foi realizada, no dia 5 de agosto, a I Oficina de Capacitação para Coordenadoras da Família.

Promovida na Câmara de Vereadores, a atividade contou com a presença das mobilizadoras Anna Ramalho e Cleonice Oliveira, bem como do secretário municipal de Educação, João Marinho, da superintendente de ensino, Angela Guida, e de representantes da Coordenação pedagógica da Secretaria de Educação de Nunes Freire. Participaram da Oficina, ainda, gestores e auxiliares administrativos das unidades de ensino que aderiram ao projeto.


Campanha no Complexo Educacional Professor Hamilton Werneck

Além de participar do projeto Coordenadoras da Família, o Complexo Educacional Professor Hamilton Werneck, em Governador Nunes Freire, lançou neste ano a campanha “Família Presente, Escola Contente”, com o objetivo de estimular pais, mães e responsáveis a se envolverem mais efetivamente no cotidiano escolar dos alunos. 

Uma das principais estratégias da campanha para atrair as famílias é a premiação dos pais e mães que mais participaram ao longo do ano letivo. A pontuação dos familiares foi feita com base em tabela com itens como participação na escola, frequência dos filhos, desempenho escolar, entre outros. No dia 11 de dezembro, o CE Professor Hamilton Werneck entregará os prêmios aos pais vencedores, durante as comemorações do Dia da Família na Escola promovido pela instituição.

De acordo com o Blog jarivanio.com, vários setores sociais vêm sendo mobilizados pela unidade de ensino para a realização da campanha. “A diretora da escola, professora Elizangela Oliveira, tem firmado parcerias com diversas instituições públicas e privadas para aquisição dos brindes. Diversos comerciantes e autoridades do município já se comprometeram em ajudar”, relatou. 


I Encontro Regional da Mobilização Social pela Educação no Alto Turi Maranhense

Encontro reuniu gestores e educadores de municípios da região
do Alto Turi
O Encontro teve como finalidade incentivar a adesão de
outros municípios ao PMSE
Governador Nunes Freire também sediou, no dia 22 de agosto, o I Encontro Regional da Mobilização Social pela Educação no Alto Turi Maranhense. Entre os participantes, o evento reuniu secretários e técnicos de educação, professores, gestores e mobilizadores dos municípios de Governador Nunes Freire, Maracaçumé, Amapá do Maranhão, Boa Vista do Gurupi e Junco do Maranhão.



O Encontro teve como objetivo estimular os municípios da região a aderirem ao Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) e a reforçarem sua atuação no âmbito do PMSE por meio da troca de experiências e ideias. Organizado pelo Comitê de Mobilização de Governador Nunes Freire, a atividade contou com palestra conduzida pelo representante do PMSE no Ministério da Educação, Sérgio Benedito Maia.

Autoridades locais estiveram presentes no evento
De acordo com as mobilizadoras Anna Ramalho e Cleonice Oliveira, o Comitê nunesfreirense tem como uma de suas metas divulgar o PMSE na região e, assim, contribuir para a melhoria da educação em outras localidades. “Desejamos que a mobilização seja uma realidade em outros municípios, para que possam também colher bons resultados. A intenção é expandir esse movimento ainda mais, para que, no próximo encontro, possamos convocar mais vontades para a sensibilização das famílias e da sociedade pelo direito de todos e de cada um dos brasileiros à educação de qualidade”, afirmaram. 

Nenhum comentário: