sexta-feira, 27 de março de 2015

Ministro interino defende participação da sociedade na construção da Pátria Educadora

O ministro interino da Educação, Luiz Cláudio Costa,
 participa da abertura do FNE (Foto: João Neto/MEC)
O ministro da Educação interino, Luiz Cláudio Costa, convocou o Fórum Nacional de Educação (FNE) para participar ativamente da construção do Brasil como Pátria Educadora. Costa participou da abertura da primeira reunião do FNE de 2015, no dia 24 de março, em Brasília.

Para Costa, o Fórum deve participar das discussões sobre a construção da Pátria Educadora. “Evidentemente que a Pátria Educadora não é uma função exclusiva do Ministério da Educação, é também e preponderante, mas é função de todos nós, nós estamos falando de cidadania, nós estamos de valores, nós estamos falando de ações que mostram que, de fato, o Brasil é uma pátria educadora”, disse o ministro interino.

O Fórum Nacional de Educação é um espaço de interlocução entre a sociedade civil e o Estado brasileiro. Tem entre suas principais atribuições acompanhar e avaliar os impactos da implementação do Plano Nacional de Educação (PNE). O Fórum foi criado a partir das discussões e por deliberação da Conferência Nacional de Educação de 2010 e instituído por lei em 2014, com a aprovação do PNE.  É composto por 44 entidades representantes da sociedade civil e do poder público.

Em nota publicada após a reunião, o FNE reitera o compromisso com a pauta da educação democrática na atual conjuntura brasileira, especialmente a partir das deliberações da Conae e dos avanços expressos no Plano Nacional de Educação. 

Leia mais no site da Undime.

Com informações do Portal do MEC

Nenhum comentário: