sexta-feira, 5 de junho de 2015

Mobilização Social pela Educação alcança municípios do Vale do Mucuri – MG

Convite para as oficinas elaborado pela CIMOS-VMU
Os municípios de Novo Oriente de Minas, Setubinha, Monte Formoso, Bertópolis e Crisólita, localizados na região do Vale do Mucuri, em Minas Gerais, vão receber, de 8 a 12 de junho, Oficinas de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação. A atividade é realizada pela Coordenadoria Regional de Inclusão e Mobilização Sociais do Vale do Mucuri (CIMOS-VMU), órgão do Ministério Público de Minas Gerais, através do Projeto Social 10Envolver, desenvolvido nos municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) do estado.

Por ter objetivos alinhados com o Plano de Mobilização Social pela Educação do Ministério da Educação (PMSE/MEC), o representante da CIMOS-VMU, Marcelo Vilarino, entrou em contato com a equipe do PMSE para articular os eventos de formação. O Projeto 10Envolver é realizado com a participação de universidades públicas, como a UFMG, UFVJM, UFJF e a UNIMONTES, e visa contribuir com os esforços para superação do quadro de vulnerabilidade social entre os 10 municípios com menor IDH-M no estado, entre eles, os 5 municípios do Vale do Mucuri que irão sediar as Oficinas.

O trabalho de mobilização das comunidades em prol da Educação, conta Marcelo, já é posto em prática pelo Projeto. “Durante os trabalhos de campo, foram identificados inúmeros desafios dentre os municípios partícipes, dentre eles o elevado grau de analfabetismo e evasão escolar nos municípios. A partir das discussões realizadas com a sociedade local, conseguimos criar comissões locais de educação e iniciamos várias reuniões para definirmos estratégias de ações para reverter o grave quadro educacional local”, explicou.

As exposições das Oficinas serão conduzidas pela coordenadora do Plano de Mobilização Social pela Educação no MEC, Ivanete Oliveira dos Santos. Durante os eventos, os participantes vão conhecer as principais metas e estratégias do PMSE, bem como exemplos bem-sucedidos de sua implementação em diversas localidades. Fundamentos da interação família-escola-comunidade, sugestões de atividades para incentivar a aproximação entre familiares e educadores e dados sobre os avanços e desafios da educação brasileira também estão na pauta das formações.

Acesse aqui os convites para as Oficinas de Formação nos municípios de Novo Oriente de Minas, Setubinha, Monte Formoso, Bertópolis e Crisólita, com informações sobre local e horário. 

Saiba mais sobre a CIMOS-VMU no blog http://cimos.blog.br/

Nenhum comentário: