terça-feira, 25 de agosto de 2015

Espigão d’Oeste (RO) reforça ações de incentivo à interação família-escola-comunidade

Participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores
em Espigão d'Oeste (RO)
Sensibilizar as famílias da zona rural e urbana, em especial aquelas atendidas pelo Conselho Tutelar e beneficiárias do Programa Bolsa Família, sobre a importância de sua participação no cotidiano escolar de crianças e jovens é prioridade dos mobilizadores sociais pela Educação de Espigão d’Oeste, em Rondônia. A atuação dos voluntários locais foi reforçada pela Oficina de Formação de Mobilizadores realizada na cidade no dia 22 de julho.

Divididos em grupos, mobilizadores debateram sobre
as ações a serem desenvolvidas no município
Durante a Oficina, promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Espigão d’Oeste (SEMED), os participantes receberam orientações, entre outros tópicos, sobre como dialogar com os familiares sobre a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, principal instrumento de trabalho dos mobilizadores. Como resultado da formação, além da divulgação da cartilha, os voluntários espigoenses vêm se empenhando para instituir em lei o Dia Municipal da Mobilização Social pela Educação e para criar o Comitê de Mobilização local.

Autoridades locais também estiveram presentes
na Oficina
Participaram do evento de capacitação pais e mães de alunos, gestores escolares, professores, lideranças comunitárias e religiosas, membros do Conselho Tutelar e de conselhos escolares, representantes da Câmara de Vereadores, entre outros. Também estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Educação de Cacoal, município vizinho a Espigão d’Oeste. As exposições da Oficina foram conduzidas pela representante do Plano de Mobilização Social pela Educação do Ministério da Educação (PMSE/MEC), Luiza Catarina Sousa Carvalhal.

De acordo com a técnica da SEMED de Espigão d’Oeste, Rosimara  Matos  Rodrigues  Specia, a formação teve avaliação positiva pelos participantes. “Todos saíram motivados e comprometidos a atuarem na melhoria da qualidade de Educação de seus municípios”, afirmou.

Confira abaixo entrevista da representante do PMSE/MEC, Luiza Catarina, concedida à TV da Prefeitura de Espigão d’Oeste após a realização da Oficina: 



Nenhum comentário: