sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Prática exitosa de Mobilização é apresentada em Semana Pedagógica em Araucária (PR)

O mobilizador Everton Oliveira apresentou prática exitosa
de mobilização em prol da melhoria da Educação
A Mobilização Social pela Educação foi tema de apresentação conduzida pelo mobilizador Everton Oliveira de Souza durante a Semana Pedagógica 2015, realizada de 1 a 3 de julho pela Secretaria Municipal de Educação de Araucária (SMED). Em sua exposição, o integrante do Comitê de Mobilização de Araucária relatou experiência bem-sucedida de mobilização de famílias e da comunidade escolar, desenvolvida na Escola Rural Municipal Rui Barbosa.

Segundo Everton, as atividades de incentivo à interação família-escola promovidas na unidade de ensino contribuíram para a melhoria dos indicadores da escola. “Com as ações realizadas, a equipe escolar conseguiu melhorar o rendimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em dois anos em 40%, saltando de 3.8 para 4.9 entre 2009 e 2011, e superando a meta para 2013, chegando a 5.6”, informou.

Diretores, professores, pedagogos e outros profissionais
da educação do município participaram da Semana Pedagógica
Os bons resultados da instituição, afirma Everton, foram consequência do trabalho em equipe desenvolvido pela instituição e de atividades extracurriculares com os alunos. “Foi um trabalho coletivo, todos participaram. Desde a servente até a diretora. Fico feliz de poder ter sido parte desse sucesso da escola”, comemorou.

O mobilizador ressaltou, ainda, a importância do apoio das famílias para a melhoria do rendimento dos alunos. “Eles se sentem mais valorizados e, com isso, têm maior vontade de aprender”, ponderou. Durante as ações na unidade educacional do campo, para sensibilizar pais, mães e responsáveis sobre a necessidade de sua participação, Everton divulgou a cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos.

Além do relato da experiência, o membro do Comitê de Mobilização de Araucária expôs as metas e estratégias do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) e apresentou as orientações da Cartilha aos profissionais da educação presentes na Semana Pedagógica.

Com informações de Everton Oliveira de Souza, mobilizador social pela Educação em Araucária (PR).

Um comentário:

Ludmila disse...

Parabéns. O Brasil precisa de pessoas como vc.