sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Ações de mobilização das famílias e da comunidade pela educação avançam em Itajaí (SC)

Educadores, alunos e familiares participaram das ações da
Semana Municipal de Mobilização Social pela Educação
O Comitê de Interação entre Família, Escola e Sociedade Organizada de Itajaí (CIFESO), com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME), vem intensificando as ações de mobilização das famílias e da comunidade em prol de melhorias para a educação na cidade catarinense. Por meio do Programa Educação em Família, da SME, o CIFESO promove mensalmente reuniões com mobilizadores para formação e planejamento de atividades, que são desenvolvidas nas escolas da rede municipal.

Escolas realizaram diversas ações para aproximar
as famílias 
Entre as ações realizadas pelo Comitê e pela SME, estiveram as atividades em comemoração à Semana Municipal de Mobilização Social pela Educação, instituída pela Lei Municipal nº 6634, de 14 de janeiro de 2015. De 14 a 19 de setembro, as unidades de ensino de Itajaí promoveram ações de acolhimento aos pais e responsáveis, bem como palestras e atividades lúdicas com o intuito de aproximar a família e a comunidade da escola.

Além dos eventos nas escolas, o Comitê, com o apoio de educadores e alunos, realizou passeatas e blitz educativas em oito pontos da cidade, dialogando sobre a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e distribuindo adesivos para serem afixados nos veículos. 

Blitz educativas fizeram parte da programação da Semana
de Mobilização
“Foram distribuídos pela cidade três mil cartilhas, cinco mil adesivos pequenos e mil grandes que foram colocados em carros da população e nos carros oficiais e coletivos de Itajaí”, conta a presidente do CIFESO, Nádia Regina Machado.

As entidades religiosas de Itajaí também foram convidadas a se envolver nas ações da Semana. “Foram enviados ofícios para todas as entidades religiosas pedindo que conversassem com seus fiéis sobre a importância dos pais acompanharem a vida escolar dos seus filhos”, apontou Nádia. 

A mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus
filhos
foi levada a diversos pontos da cidade
A mobilizadora destacou, ainda, a divulgação feita por emissoras de TV e rádio locais, bem como pela página na internet da Prefeitura de Itajaí, que produziram chamadas e reportagens sobre a Semana de Mobilização e os benefícios da interação família-escola.

“Recebemos inclusive uma homenagem da Câmara de Vereadores pelo trabalho de mobilização de uma cidade inteira”, relatou a presidente do Comitê.

Com informações de Nádia Regina Machado, mobilizadora social pela Educação em Itajaí (SC).

Nenhum comentário: