terça-feira, 24 de novembro de 2015

Mobilizadores de Icatu (MA) incentivam envolvimento das famílias e da comunidade na educação

Conscientizar cada cidadão sobre o valor da educação e sobre o papel das famílias, das autoridades e dos representantes de segmentos organizados na busca pela garantia do direito de aprender e de qualidade para o ensino público. Segundo a mobilizadora Lúcia Vidal, esse é o objetivo das ações desenvolvidas pelo Comitê de Icatu (MA), que comemorou, no dia 26 de agosto, o seu quarto aniversário.

Educadores, alunos e membros da comunidade das
escolas da sede e dos povoados de Icatu participaram
da passeata e demais ações da IV Semana de Mobilização
A celebração da data foi marcada pelas atividades da IV Semana Municipal de Mobilização Social pela Educação, instituída pela Lei nº 294, de 2012. Durante a Semana, realizada de 20 a 26 de agosto, escolas da rede municipal e estadual da sede e dos 12 povoados de Icatu promoveram ações com o objetivo de aproximar as famílias do cotidiano escolar. Visitas às residências dos alunos, peças teatrais, gincanas, momentos de leitura, distribuição de prêmios aos familiares mais participantes, exibição de vídeos educativos, bem como palestras conduzidas por conselheiros tutelares e mobilizadores sobre a importância da interação família-escola estiveram na programação das unidades de ensino.

Mobilizadores confeccionaram cartazes e faixas com mensagens
sobre a importância da interação família-escola
Para encerrar a Semana de Mobilização, os membros do Comitê de Icatu organizaram grande passeata pela cidade maranhense, com a participação de representantes de todas as escolas da sede do município e da zona rural. Além dos educadores, estudantes e suas famílias, estiveram presentes na caminhada representantes da Prefeitura Municipal, da Câmara de Vereadores, da Secretaria Municipal de Educação e das secretarias de Cultura, Meio Ambiente e Agricultura, bem como lideranças das igrejas Católica, Assembleia de Deus, Adventista do 7º Dia, Batista Tropical e Graça e Vida. A passeata contou com a participação, ainda, de membros da Comissão de Mobilização do Plano Municipal de Educação, do Fórum Municipal de Educação, do Conselho Municipal de Educação e da Academia de Letras de Icatu.

Representantes de diversos segmentos sociais participaram
da passeata de encerramento da Semana de Mobilização
Para a mobilizadora Lúcia Vidal, a divulgação de mensagens de sensibilização sobre a importância da interação família-escola-comunidade foi o destaque da caminhada. “Mais uma vez, o ponto alto da passeata foi a confecção de cartazes com bastantes mensagens reflexivas”, ressaltou. A mobilizadora também apontou como destaque a biblioteca montada na praça da cidade que disponibilizava livros para as crianças.

Segundo Lúcia, as ações da Semana foram bem-sucedidas. “Foi um sucesso. O Comitê agradece a todos os parceiros nessa luta”, disse.

Com informações de Lúcia Vidal, mobilizadora Social pela Educação em Icatu (MA).

Nenhum comentário: