sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Reunião discute redimensionamento do Plano de Mobilização Social pela Educação

Representantes de instituições parceiras do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) e de Comitês de Mobilização das cinco regiões do País vão se reunir, nesta terça-feira, 1º de dezembro, com o secretário de  secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino, Binho Marques (SASE/MEC) e com a coordenação do PMSE no Ministério da Educação, em Brasília. O encontro tem como finalidade construir, coletivamente, propostas para aperfeiçoar e redimensionar a atuação do Plano.

Para a coordenadora do PMSE no MEC, Ivanete Oliveira dos Santos, a reunião é uma oportunidade para renovar o Plano de Mobilização Social pela Educação.  “Com sete anos de atuação, o PMSE alcançou diversas localidades e conquistou muitos parceiros, mas sempre é importante avaliar o que estamos fazendo para que possamos avançar ainda mais”, explicou. Além disso, a mudança da Coordenação do PMSE para a Secretaria de Articulação de Sistemas de Ensino (SASE) fez com que o Plano de Mobilização incorporasse novos objetivos e desafios.

“No segundo semestre deste ano, passamos a fazer parte da estrutura da SASE. Nessa transição, para que possamos alinhar o PMSE aos objetivos e temas dessa Secretaria – entre eles, o Plano Nacional de Educação (PNE) –, é necessário realizar um balanço do que vem sendo feito e do que podemos fazer”, complementou a coordenadora.

Por meio do encontro com parceiros e mobilizadores, a equipe do PMSE no MEC busca reunir sugestões e experiências que contribuam para esse redimensionamento do Plano. “Nosso objetivo é promover uma escuta qualificada sobre a agenda de Mobilização Social pela Educação, seus resultados, conteúdos, limites e possibilidades”, apontou Ivanete. 

Entre os participantes, estarão presentes na reunião representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), do Instituto Votorantim e da Associação de Solidariedade Internacional (ESSOR). Foram convidados a participar, ainda, membros da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais (FNCE), e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Nenhum comentário: