terça-feira, 27 de outubro de 2015

Interação família-escola-comunidade é incentivada em escolas de Anápolis (GO)

Por meio de palestras conduzidas pela mobilizadora e missionária capelã Elisabete Pereira, escolas do município goiano de Anápolis vêm incentivando o debate sobre a importância do envolvimento dos familiares no cotidiano escolar. Além de pais e mães de alunos, as atividades contam com a presença de gestores e professores das instituições de ensino.

Familiares e professores debateram formas de melhorar o
aproveitamento do ensino no CE Leiny Lopes de Souza
No Colégio Estadual Leiny Lopes de Souza, no dia 30 de setembro, a mobilizadora expôs aos participantes da palestra as orientações da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e distribuiu exemplares da publicação. O evento também teve como finalidade divulgar o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) à comunidade, convidando a sociedade civil, igrejas e demais lideranças locais a participarem das ações de mobilização.

As orientações da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus
filhos
foram apresentadas durante a reunião
Durante a atividade, os participantes também dialogaram sobre as dificuldades das famílias no acompanhamento da vida escolar dos estudantes e discutiram maneiras de solucionar esses desafios. Segundo Elisabete, o diferencial da ação no Colégio foi a participação dos professores da unidade de ensino.

“Seria apenas uma das muitas reuniões com os pais para divulgação da Cartilha, mas todos os professores participaram e assim foi muitíssimo gratificante, porque os grupos interagiram e acordos de colaboração entre as partes, para melhoria da educação, foram realizados”, comemorou.

Participantes da palestra no Colégio Estadual Quadrangular
Evento semelhante foi realizado no Colégio Estadual Quadrangular, no dia 16 de setembro. Na oportunidade, a mobilizadora expôs aos participantes da palestra as orientações do PMSE e incentivou o debate sobre a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. A ação foi organizada por Elisabete em parceria com a gestora do Colégio, Jackeline Macedo.

A mobilizadora Elisabete Pereira mostrou-se satisfeita com os resultados da atividade e destacou a importância desse tipo de ação. “Não é possível acreditar numa educação melhor sem que se faça algo em favor da escola e das famílias, ainda que seja um simples gesto. Toda construção é formada por muitos tijolos. Felizmente fazemos parte desta construção”, refletiu. 

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Premiação instituída pelo MEC reconhece ações de enfrentamento das desigualdades sociais

Estão abertas até 23 de dezembro as inscrições para o Prêmio Desenvolvimento Educacional Inclusivo, instituído pelo Ministério da Educação – MEC, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI. A ação é conjunta com a Organização dos Estados Ibero-americanos e tem como objetivo identificar experiências de gestão voltadas ao desenvolvimento educacional inclusivo de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. 

No Brasil, o foco será as ações desenvolvidas em parcerias com os Estados, Municípios e o Distrito Federal para o acompanhamento do acesso e permanência dos estudantes beneficiários do programa Bolsa Família e alunos com deficiência do Programa de Benefício da Prestação Continuada (BPC).  

O prêmio abrange duas categorias: uma de secretarias de educação que reúne experiências de gestão no âmbito das redes de ensino municipal, estadual e ainda do Distrito Federal e também a categoria Escolas Públicas, que representa as escolas públicas de educação básica. Ambas são voltadas para a formulação de estratégias e ações de inclusão escolar de estudantes em situação de vulnerabilidade. 

As condições para participação no concurso, a apresentação da experiência, a definição das categorias e também o processo de seleção, bem como os prêmios a serem concedidos aos vencedores estão no regulamento do concurso no site: pdei.mec.gov.br

Com informações da Central de Mídia do Ministério da Educação

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Conheça as redações vencedoras do Concurso Tempos de Escola 2015

Ilustração: Blog Educação
Incentivar a escrita e a reflexão sobre o valor da educação para o desenvolvimento pessoal e da sociedade é o grande mote do Concurso Tempos de Escola – CTE, uma iniciativa do Instituto Votorantim, em parceria com o Ministério da Educação – MEC e o Canal Futura, que premia redações de alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas dos municípios participantes do Parceria Votorantim pela Educação – PVE. Em sua sétima edição, o Concurso recebeu 5.345 redações, que registraram histórias, relações e experiências referentes ao universo escolar. 

“O Concurso Tempos de Escola convidou crianças e jovens a refletirem sobre a importância da participação de suas famílias, comunidades e escolas na sua formação. A aproximação entre família e escola é essencial para a melhoria da qualidade da educação no Brasil”, diz Tatiana Silva Capitanio, responsável pelo Programa no Instituto Votorantim.

O tema da edição deste ano, “Grandes atitudes pela educação”, remete à campanha 5 Atitudes pela Educação, promovida pelo movimento Todos pela Educação, parceiro do PVE na mobilização social pela melhoria da educação em todo o país. Segundo Camilla Salmazi, Gerente de Comunicação do Todos pela Educação, o tema tange a importância da relação entre família e escola para o processo de aprendizagem. “A aproximação família-escola é imprescindível para ajudar nossas crianças e jovens a aprenderem cada vez mais e por toda a vida. São atitudes simples, mas que se incorporadas no dia a dia tanto pela família quanto pela escola – e por toda a sociedade – fazem muita diferença na garantia de educação básica de qualidade para todos e em todo o Brasil”.

Após avaliação da Comissão Julgadora, formada por representantes do Instituto Votorantim, do Todos pela Educação, do Ministério da Educação – MEC, do Canal Futura e da Comunidade Educativa CEDAC, foram selecionados os alunos cujas redações se destacaram em nível nacional e municipal.

Confira aqui os alunos vencedores do Concurso Tempos de Escola 2015. As redações que foram destaque nacional podem ser lidas neste link

Saiba mais sobre a edição de 2015 do Concurso Tempos de Escola no Blog Educação.

Com informações do Blog Educação

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Mobilizadores de Diadema (SP) promovem palestras para incentivar interação família-escola-comunidade

Clique na imagem para visualizar mais
informações sobre o evento na Vila Nogueira
Neste sábado, 17 de outubro, os mobilizadores sociais pela Educação de Diadema (SP) promovem, no bairro Vila Nogueira, uma série de palestras com o intuito de aproximar as famílias e a comunidade do cotidiano escolar. A atividade é direcionada a membros da comunidade, familiares de alunos e profissionais do ensino de escolas e creches da região.

Além de oferecer orientações aos familiares e à comunidade para que se envolvam mais ativamente na vida escolar de crianças e adolescentes, a programação do encontro inclui exposições sobre a atuação do Conselho Tutelar, o trabalho com crianças com deficiência e os ensinamentos de Paulo Freire. Durante a atividade, haverá, ainda, debate sobre a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e distribuição de exemplares da publicação.

Um dos mobilizadores responsáveis pela organização do evento, Fábio Borges, destacou que os voluntários locais pretendem ampliar a divulgação da Mobilização Social pela Educação no município e região. “Aos poucos, vamos adquirindo conhecimento e amadurecimento no processo de mobilização e, com isso, sempre estaremos em uma crescente na divulgação a todas as comunidades da importância do acompanhamento na vida escolar das crianças”, afirmou.

Ação no Bairro do Eldorado

Mobilizador Fábio Borges conduziu palestra no evento no
bairro do Eldorado, em Diadema
Atividade semelhante à programada para este sábado na Vila Nogueira foi realizada no dia 19 de setembro, no bairro do Eldorado, em Diadema. Na ocasião, cerca de 40 participantes, entre membros da comunidade e representantes do Conselho Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Educação e da Câmara de Vereadores, estiveram reunidos no salão da Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes e debateram sobre a importância da participação de todos na busca de melhorias para a educação.

Para a mobilizadora e psicopedagoga Wilma Aparecida Miranda, o evento contribuiu para melhorar o diálogo dos profissionais da educação com a comunidade. “Além de falarmos sobre o projeto [o Plano de Mobilização Social pela Educação], realizamos palestras sobre os direitos e deveres dos cidadãos, sobre Conselho Tutelar. É a oportunidade de apresentarmos nossos objetivos e de ouvir da população as expectativas sobre a educação na cidade”, ressaltou.

Participantes da atividade receberam exemplares da cartilha
Acompanhem a vida escolar dos seus filhos
Durante o evento, o vereador Wagner Feitoza apresentou Projeto de Lei elaborado pelo mobilizador Fábio Borges, com o apoio dos demais mobilizadores locais, para instituir em Diadema o Dia e a Semana Municipal de Mobilização Social pela Educação. “Estamos criando também um estatuto, para deixar o projeto mais robusto. Acreditamos que tem tudo para dar certo. Diadema tem um excelente grupo de profissionais da educação, e temos certeza que a cidade vai voltar a ser referência educacional”, apontou Fábio.

Leia mais sobre o evento de Mobilização no bairro do Eldorado na página do Diário Regional

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Obrigado, professores e professoras!

Neste Dia dos Professores, a equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação agradece os profissionais de ensino de todo o Brasil que, apesar de todas as dificuldades, mantêm firme sua trajetória em busca da formação de cidadãos que possam tornar o País melhor e com menos desigualdades. Entendemos que reconhecer e valorizar o trabalho do professor é a melhor forma de homenageá-los.

Parabenizamos, em especial, aqueles que, além de educadores, são também mobilizadores, e incentivam a participação das famílias e da comunidade como forma de melhorar o aproveitamento do ensino e a qualidade da educação.

Para refletirmos sobre a data, vale relembrar as palavras do grande educador Paulo Freire:

"A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios (...). Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda".

E, como diria Cora Coralina: "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". 

Parabéns, professoras e professores!

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Escola de Espigão d’Oeste (RO) incentiva envolvimento da comunidade no cotidiano dos alunos

Educadores e alunos conversaram com condutores
 de veículos e outras pessoas que passavam pela avenida 7 de
setembro, em Espigão d'Oeste, sobre a importância do
acompanhamento da vida escolar de crianças e jovens
Com o intuito de conscientizar familiares de alunos e membros da comunidade sobre a importância do envolvimento de todos no cotidiano escolar, a Escola Municipal Simone Moura Rosa, localizada em Espigão d’Oeste (RO), promoveu, no dia 26 de setembro, um “Pit Stop” na cidade rondoniense. A atividade contou com a participação da diretora da escola, Sonia Lima, bem como de professores e alunos da unidade de ensino.

Durante a ação, os educadores distribuíram panfletos confeccionados pela instituição com orientações para que os pais acompanhem o dia a dia dos estudantes. Para a diretora da EM Simone Moura Rosa, é importante atrair os familiares para a escola, pois participação deles contribui para a melhoria do aproveitamento do ensino.

A ação também contou com exposição de faixa sobre a
mobilização promovida pela EM Simone Moura Rosa
“Temos como tema a Mobilização Social pela Educação, para que os pais ou responsáveis venham visitar a escola de seus filhos, conversem com os professores para saberem como está o dia a dia do seu filho, para que os pais leiam os bilhetes e avisos enviados pela escola e  participem das reuniões para discutir sobre novas metodologias, visando a melhoria  no rendimento  escolar dos alunos ”, destacou.

Saiba mais e veja outras imagens da ação no site da Prefeitura Municipal de Espigão d’Oeste

Com informações e imagens do site da Prefeitura Municipal de Espigão d'Oeste.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Documento reúne indicadores que permitem acompanhar metas do Plano Nacional de Educação

Indicadores selecionados pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) estão reunidos no trabalho Plano Nacional de Educação 2014-2024: Linha de Base, que está no ar desde quarta-feira, 30 de setembro, na internet. O documento reúne dados adequados ao acompanhamento do PNE.

A linha de base atende ao que estabelece o artigo 5º da Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014 [Lei do PNE], parágrafo 2º, que atribui ao Inep o papel de realizar estudos para aferir a evolução das metas do plano. O documento consiste em análise descritiva de séries históricas de 36 indicadores.

Os dados analisados servem como referência para a observação de fatores como desigualdades regionais, raça e cor, renda e sexo, além de diferenças educacionais entre as áreas rural e urbana. “O trabalho subsidia a tomada de decisões institucionais”, diz o presidente do Inep, Chico Soares. “São indicadores que nos permitem verificar que grande parte das desigualdades persiste, mas vêm diminuindo.”

O objetivo do documento é subsidiar instâncias de controle, como as comissões de educação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, além do Conselho Nacional de Educação (CNE) e do Fórum Nacional de Educação, formado por instituições da sociedade civil. Para o MEC, o estudo sinaliza a tendência durante o período de vigência do Plano (2014-2024) e sugere onde atuar de forma mais específica e incisiva com vistas à próxima década.

A publicação também serve como referência para estados e municípios na elaboração dos respectivos planos de educação.


Fonte: Portal do MEC, com informações do Inep

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Enem: Famílias de candidatos devem dar apoio e evitar cobranças e pressão

Para conciliar estudo e trabalho, o brasiliense Lucas Martins, 17 anos, encontra em casa o apoio necessário na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A mãe de Lucas, Maria da Glória Martins, cuida das refeições e do ambiente para o filho estudar.

Além das aulas, Lucas faz estágio como menor aprendiz. “Estudo de manhã e trabalho à tarde. Se não fosse o apoio da minha mãe, ficaria perdido, sem ter ideia de por onde começar”, disse o estudante.

De acordo com Maria da Glória, o filho aproveita todos os intervalos para estudar. “Quando ele chega em casa, tem comida pronta, quentinha. Depois do almoço, ele estuda até a hora de ir para o trabalho”, afirmou. “A gente faz qualquer coisa, está do lado dele, dando apoio, incentivando porque é o futuro dele que está em jogo.”

Para o professor Rafael Batista, a família deve participar da preparação dos estudantes. “É importantíssimo que a família esteja com o candidato, que dê confiança”, disse. “O candidato não pode se sentir pressionado, cobrado demais porque já existe um peso muito grande nessa trajetória.”

Batista explica que a família ajuda ao oferecer a estrutura para o jovem estudar. “É importante que a família consiga sempre garantir um espaço adequado para o estudante, com silêncio, lugar para os livros”, destacou. “No dia da prova, a família precisa estar junto e fazer a rotina da casa se adequar à das provas.”

A rotina de Lucas nos dias do Enem já foi planejada pela família, desde o transporte até a hidratação. “No dia do Enem, o pai dele vai levá-lo, uma hora antes; ele vai levar lanche, água e suco”, disse Maria da Glória.

As provas do Enem serão realizadas nos dias 24 e 25 deste mês.

Acesso — O Exame Nacional do Ensino Médio é um mecanismo de democratização do acesso às políticas públicas de educação. Com a nota obtida no Enem, o estudante pode tentar vaga na educação superior por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni), que permite a estudantes brasileiros de baixa renda obter bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior. O resultado também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras e ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem também obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

Leia mais no Portal do MEC