quarta-feira, 30 de março de 2016

Mobilização Social pela Educação é discutida em Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil em Caririaçu (CE)

Participantes do II Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil
em Caririaçu conheceram a mensagem da cartilha
A Mobilização Social pela Educação foi um dos temas discutidos durante o II Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil, realizado na cidade cearense de Caririaçu, no dia 17 de março. O evento foi promovido pelas secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social em parceria com as Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) e teve, entre seus objetivos, fortalecer as políticas públicas da Educação para proteção de crianças e adolescentes.

Durante a atividade, o mobilizador Elias Pereira Dantas, que também é presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), apresentou a cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos aos participantes do evento. Em sua exposição, o mobilizador enfatizou como as famílias podem contribuir para combater o trabalho infantil, por meio do acompanhamento do cotidiano escolar dos seus filhos.

O acompanhamento, por parte das famílias, da vida escolar
 dos estudantes foi apresentado como estratégia para
combater o trabalho infantil
O Fórum também contou com palestras conduzidas por representantes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Conselho Tutelar e do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA). Entre os participantes, estiveram presentes alunos do Centro de Convivência do CRAS, agentes comunitários de saúde, profissionais da Educação, membros do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), entre outros.

Como resultado da atividade, de acordo com o mobilizador Elias Dantas, foram entregues instrumentais para busca ativa de alunos fora da escola e para detectar trabalho infantil.

Com informações de Elias Pereira Dantas, mobilizador social pela Educação em Caririaçu (CE). 

Nenhum comentário: